• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/03/2004
Últimas Notícias

Hip-hop ajuda na formação cultural de jovens de São Carlos

A equipe do programa Escola da Família da E.E. Péricles Soares, localizada no bairro Jardim Cruzeiro do Sul, em São Carlos, elaborou o projeto “Arte Urbana”. O objetivo é proporcionar […]

A equipe do programa Escola da Família da E.E. Péricles Soares, localizada no bairro Jardim Cruzeiro do Sul, em São Carlos, elaborou o projeto “Arte Urbana”. O objetivo é proporcionar aos jovens ações sócio-educativas que contribuam para a ampliação do universo cultural, por meio de oficinas de duas manifestações do universo Hip-Hop (a dança de rua e o grafite).

Isso possibilita aos jovens trocar experiências, fortalecendo sua auto-estima e identidade cultural, que por conseqüência os tornará indivíduos de moral e caráter que muito contribuirão para uma sociedade mais solidária e menos violenta. São eles: Marco Antônio Paranhos (voluntário e idealizador do Projeto), Kelly Cornachione (educadora profissional) e Luciana Mazzetti (educadora universitária).

Para que este projeto fosse elaborado, a equipe do programa levantou dados sobre o bairro onde fica a escola. A pesquisa constatou que a quantidade de jovens e crianças é maciça. Devido à situação sócio-econômica dos moradores, a única oportunidade de participação em algum tipo de atividade cultural, artística, esportiva, de orientação ou capacitação, são as escolas públicas estaduais que estão com suas portas abertas aos finais de semana.

O grupo “Arte Urbana” já conta com a participação assídua de 30 adolescentes e jovens e participa de atividades informativas-educativas-formativas e de lazer. A equipe pretende chegar a 50 participantes na faixa etária de 11 a 20 anos. O grupo será dividido para formação e informação, segundo faixa etária, e os subgrupos serão coordenados por profissionais voluntários habilitados na modalidade específica.

Haverá, a cada semestre, avaliações para verificar a ampliação do universo cultural dos jovens atendidos, bem como a freqüência, satisfação, mudança de comportamento ou valores e redução do índice de violência e drogas no bairro e entorno.

Thais Liberato