• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 23/11/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Histórias de vidas de jovens e adultos são transformadas em livro

CEEJA Piraju promoveu resgate e registro de memórias dos alunos em projeto de autobiografia

O CEEJA, modalidade que oferece curso de presença flexível na Educação para Jovens e Adultos (EJA), do município de Piraju, desenvolveu, entre maio e outubro deste ano, o projeto de autobiografia “Minha Vida, Minha História”. O objetivo da ação foi instigar os alunos a reconstruírem a trajetória da própria vida, resgatando e registrando memórias.

Com o estudo do gênero textual, a proposta foi a produção de autobiografias para o aprimoramento das competências leitora e escritora. Por meio de oficinas, ao longo das aulas, os alunos foram convidados a relembrarem história e experiências de vidas e registrarem em seus cadernos. Com relatos comoventes de lutas e conquistas, as produções foram transformadas no livro e áudio “Minha Vida, Minha História” e apresentadas em noite literária.

– Clique aqui e leia o livro “Minha Vida, Minha História”

As professoras Eliana Márcia Leite de Camargo e Raquel Balduino Nicolau de Souza, que lecionam a disciplina de Inglês, e Regina Antonia Garcia e Terezinha de Fátima Campos Beneti, de Língua Portuguesa foram as responsáveis por acompanhar todo o processo do trabalho.

“Foi indescritível vê-los fazendo o trabalho, relembrando suas histórias, resgatando seus valores. Para os alunos, foi muito importante. Eles estão guardando esses livros como se fossem ouro”, brincou a professora Eliana.

Participaram da construção do livro com as suas histórias os alunos: Aline de Cássia Ferreira Mazzine, Aparecida de Cássia Guidio Ferreira, Célia de Almeida Guidio Lima, Cláudio Florêncio de Brito, Edna Vieira Barros, Edevaldo Corrêa de Lima, Eliana Amaral dos Santos, Giselda Maria Ferreira, Ivanilda Simone da Silva Vieira, José Mariano da Silva, Larissa Ap. Gasperoni dos Santos, Maria Heloísa Florêncio, Patrícia Rufino, Raquel de Oliveira Silva, Thiago Muraro, Vera Lúcia Silva e Zélia da Costa Tomasetti.