• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/02/2020
A2img / Diogo Moreira
Destaque

Hoje (06) é o Dia D de inscrições no Novotec Expresso

Escolas podem promover ações de conscientização para a data

Hoje é o Dia D de inscrições no Novotec Expresso! As inscrições vão até dia 09 de fevereiro para as vagas remanescentes e abrangem cerca de 21 mil vagas para 31 cursos de qualificação profissional em diversos eixos que respondem a demanda dos jovens e do setor produtivo.

Faça as inscrições aqui

A Educação recomenda que as escolas se concentrem em ações de promoção do programa. Palestras, mutirão de inscrições, ações com os grêmios escolares e com pais e toda a comunidade são algumas das sugestões de ações para realizar com os alunos no período escolar e também no contraturno das aulas.

Os cursos do Novotec Expresso têm carga horária de 200 horas/aula, oferecidas no período de contraturno em 170 escolas estaduais de todo o estado, nas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza.Para participar, é preciso ser aluno de qualquer uma das séries do ensino médio e se inscrever pelo site do Novotec.

Algumas opções são: Ajudante de Laboratório Químico, Introdução em Banco de Dados, Auxiliar de Logística, Computação na Nuvem, Criação de Sites Plataformas Digitais, Desenho no Autocad, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Design de Moda, Edição de Vídeo para Youtubr, Excel Aplicado à Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Horticultor Orgânico, Introdução à Robótica (Programação Arduíno), Marketing Digital, Monitor de Recreação, Monitor de Turismo Corporativo, Organização de Eventos, Práticas de Gestão de Pessoas, Programação Básica para Android, Segurança Cibernética Básica, Suporte a Softwares de Gestão Empresarial e Técnicas De Vendas.

Sobre o Novotec

O Novotec é uma parceria entre a Educação e o Centro Paula Souza que visa preparar o estudante para o mercado de trabalho e também para o cotidiano após a saída da escola. Na modalidade Expresso são mais de 23 mil vagas em 125 municípios, com cursos que visam uma rápida capacitação profissional ou um conhecimento técnico que pode ser aplicado em uma profissão.

“Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reiterou Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico. O programa foi lançado no início de junho e faz parte do movimento de conectar escola com os jovens, um dos mantras do programa Inova Educação.

Além da modalidade integrada, o programa prevê outras três de curta-duração: Novotec Expresso, Novotec Móvel e o Novotec Virtual. Ao todo, serão mais de 30 mil vagas em 2019 nas quatro modalidades. “É fundamental ampliarmos a oportunidade do jovem no mundo do trabalho. Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.