• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/11/2019
Avisos de Pautas

Hoje (14) é o prazo final para responder o questionário do Conviva SP

Questionário deve ser respondido na Secretaria Escolar Digital

Hoje é o último dia para que estudantes, professores e gestores da rede estadual possam responder o questionário sobre convivência e clima escolar disponibilizado na Secretaria Escolar Digital. São cerca de 50 perguntas, e cada questionário necessita de 15 a 20 minutos para ser respondido.

A pesquisa é parte do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva SP, lançado pela Secretaria Estadual da Educação no último mês. O programa é uma ampliação do Sistema de Proteção Escolar (SPEC) em vigor desde 2009 e visa identificar a vulnerabilidade de cada unidade escolar para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE).

“O Conviva SP espera garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos alunos”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha. Ao garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, a Seduc espera elevar os índices de aprendizagem dos alunos.

As perguntas divididas em três pilares: relações sociais e conflitos na escola; regras, sanções e segurança; e situações de intimidação entre os alunos. Cada pessoa só poderá responder uma vez. “É importante que tanto os servidores quanto os alunos devem ser muito sinceros nas respostas, sem ter a preocupação com o anonimato, já que elas serão agrupadas e analisadas exclusivamente em grupos”, explica a profa. dra. Márcia Mello.

O diagnóstico de cada escola será estruturado pela Educação a partir dos resultados dos questionários e devolvidos às unidades ainda no mês de dezembro. Os dados vão gerar insumos para que as escolas desenvolvam e discutam a implementação do MMCE durante o planejamento escolar do ano letivo de 2020.