• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 18/03/2018
Ensino Fundamental

Hoje (18) é o último dia de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia

As provas estão marcadas para o dia 18 de maio, e não é necessário um número mínimo de inscritos por escola

Termina hoje (18) o período de inscrições para a  21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), abertas para as escolas da rede estadual. A competição pretende despertar o interesse e a curiosidade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio pela ciência.

– Confira o regulamento aqui. As unidades de ensino devem efetuar a inscrição neste site e preencher a ficha cadastral disponível.

As provas, divididas em quatro níveis de dificuldade, estão marcadas para o dia 18 de maio, com o horário estabelecido pela própria unidade de ensino. Ou seja, os participantes ainda têm 2 meses para se prepararem. Mas, cuidado, pois o tempo passa rápido. E não é necessário um número mínimo de inscritos por escola.

Além de consultar os próprios livros didáticos, alunos e professores também contam com material extra disponível pelos organizadores para que se preparem. No portal da Sociedade Astronômica Brasileira é possível acessar simulados, provas dos anos anteriores e conteúdos exclusivos para tablets, smartphones e computadores. Todos os estudantes recebem certificados de participação.

Campeã de medalhas

A E.E Glauber Rocha, em Guarulhos, é a líder do quadro de medalhas da rede estadual. Em 2017, a unidade participou de exposições, visitas a planetários, atividade de observação no telescópio da unidade e palestras para preparar os estudantes. Em sua 15ª participação na OBA, a escola atingiu o número recorde de 127 medalhas.