• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/11/2019
Notícia

Hoje (28) é o último dia de aplicação do Saresp 2019

Estima-se que cerca de para cerca de 1 milhão de alunos da rede participaram da avaliação

Termina nesta quinta-feira, 28 de novembro, a aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Estima-se que cerca de para cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual regular de todo o estado de São Paulo participaram da avaliação.

O Saresp tradicionalmente é aplicado ao fim do período letivo e tem como intuito avaliar habilidades dos estudantes em língua portuguesa e matemática. Participam da avaliação todos os estudantes matriculados nos 3º anos, 5º anos e 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio. Já para os alunos dos 2º anos e 7º anos do fundamental, a aplicação será amostral, ou seja, só uma parte dos estudantes fará a prova.

Uma novidade em 2019 foi a participação dos pais. A avaliação prevê que tanto os pais quanto os alunos respondam a perguntas que indicam o nível socioeconômico das famílias. Os questionários foram encaminhados e serão recolhidos pelas próprias escolas.

Aplicado pela Fundação Vunesp, o Saresp ajuda a compor o principal indicador da educação paulista, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Além da rede estadual, a prova é aberta às redes municipais, particulares, Sesi e unidades do Centro Paula Souza que aderiram à avaliação.