quinta-feira, 05/11/2015
Pais e Alunos

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa é um ótimo lugar para entender a história do nosso idioma

Nesta quinta-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data, instituída no Brasil pela Lei nº 11.310 em 2006, foi escolhida em homenagem ao aniversário do escritor Ruy Barbosa, um dos defensores da língua portuguesa no Brasil. O idioma expressa a identidade e cultura de um povo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante o período de colonização, o idioma português chegou ao Brasil e se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Sendo assim, a língua portuguesa é falada de diversas formas em diferentes regiões do País.

O português é o idioma oficial em oito países, como Brasil, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste. 

Para celebrar e valorizar a língua portuguesa, em 2006, foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, no centro de São Paulo. Um dos objetivos é mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura, além de apresentar suas origens, histórias e influências sofridas.

O espaço promove cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes. É uma boa opção para se aproximar e valorizar a diversidade da Cultura Brasileira. Os visitantes têm a oportunidade de conferir todo mês uma programação diferente para crianças e família. 

Conheça mais sobre a nossa língua e cultura de uma maneira divertida. No próximo domingo (8), as crianças poderão jogar o “Dominó de Palavras”, das 14h às 16h. Para mais informações, acesse aqui.