sexta-feira, 29/01/2016
Pais e Alunos

Neste sábado é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

A revista “O Tico Tico” foi a primeira a publicar HQs no Brasil

Os fãs de histórias em quadrinhos estão em festa! Neste sábado (30), é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. No Brasil, a revista infantil “O Tico Tico”, foi a primeira a publicar HQs, no dia 11 de outubro de 1905.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Chiquinho foi o personagem mais popular da revista. Era um garoto de classe média e seus parceiros de aventura eram o cachorro Jagunço, o amigo Benjamin e a prima Lili. As histórias foram publicadas até 1958.

O personagem também gerou muita polêmica. Chiquinho era uma cópia não autorizada de Buster Brown, criado pelo autor e ilustrador norte-americano Richard Felton Outcault. O caso se tornou público após uma denúncia realizada por desenhistas de São Paulo, em 1950.

Reco-reco, Bolão e Azeitona, foram outros personagens de sucesso que estamparam as páginas da revista. Em 1930, o personagem Mickey Mouse fez a sua estreia, mas era conhecido como Ratinho Curioso.

Revista Turismônica

Os alunos e professores do 1º ao 5º do Ensino Fundamental das escolas da rede pública estadual receberão a revista em quadrinhos Turismônica, da Maurício de Sousa Produções.

Em formato gibi, a revista traz conceitos de definição e segmentos, das estâncias turísticas envolvendo a acessibilidade e a hospitalidade. As revistinhas serão utilizadas pelo professor como ferramenta na construção do conhecimento interdisciplinar e crítico do aluno, dado que o turismo abrange conceitos variados.

A tiragem é de um milhão de revistas, sendo 700 mil Educação e 300 mil serão distribuídas para as prefeituras do estado, bibliotecas municipais e escolas municipais que têm o turismo inserido na grade curricular. A intenção é que esses alunos e professores disseminem os conhecimentos para os familiares e amigos.

O lançamento ocorreu na última quinta-feira (28) e o evento contou com a presença do novo secretário da Educação, José Renato Nalini, governador Geraldo Alckmin e do secretário de Turismo, Roberto de Lucena, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.