• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/01/2016
Bienal do Livro 2012

Hoje é o Dia do Leitor! Confira dicas e histórias sobre leitura para celebrar a data

Em 2016, acontece a 24ª edição da Bienal Internacional do Livro

Nesta quinta-feira (7), celebra-se o Dia do Leitor, data feita para homenagear anualmente os autores que se dedicam à aventura de escrever um livro ou às pessoas que simplesmente têm o prazer de ler uma boa história. E para celebrar esta data tão especial, a Educação selecionou um mix com dicas e histórias de leitura para alunos e professores que gostam das histórias trazidas por um livro, revista ou jornal.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para começar, selecionamos o projeto “Quem conta um conto, encanta e pronto”, realizado no ano passado na E.E. Dona Rosaria Isolina de Moraes, da cidade de Itaquaquecetuba. Na unidade de ensino, os alunos foram incentivados à leitura com uma sala cheia de atividades super especiais e surpresas deliciosas, onde fizeram um roteiro de leitura relatando suas experiências. Saiba mais sobre essa divertida história aqui

Em dezembro, foi a vez dos alunos da E.E.Stefan Zweig, localizada no bairro Vila Ivone, na zona leste de São Paulo, participarem de uma atividade sobre o tema. Durante um dia, os estudantes transformaram a unidade de ensino no Sítio do Picapau Amarelo. Vestidos como os personagens da história, o objetivo da ação foi apresentar as obras do escritor brasileiro Monteiro Lobato e de despertar a curiosidade pela leitura de cada um. Clique aqui e veja o resto da história.

Como todo bom leitor ou escritor, também viajamos no tempo, desta vez para relembrar uma história que emocionou diversas pessoas mundo afora. Em 2013, Dulce Diva Ramos, então aluna da E.E. Professor Alceu Guerner Gonzales, na zona leste, conseguiu mostrar a importância que o estudo teve para ela. Além de se orgulhar por concluir o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a estudante mais experiente da classe, ao lado de cem alunos, lançou um livro de poesias que teve repercussão internacional. Confira como foi essa história aqui.

Dicas de leitura

Além de trazer grandes histórias, a Educação também ajuda seus alunos com dicas de livros que podem ser usados tanto para o estudo e preparação para os vestibulares, quanto para aflorar a imaginação. Os alunos que gostam de Ciências, por exemplo, podem conferir uma lista com cinco livros indicados para aguçar a curiosidade sobre o assunto. Clique aqui e veja a lista.

Já para quem quer apenas se divertir nestas férias, a Educação separou algumas obras para serem aproveitadas durante o período. Clique aqui e veja a lista.

Para quem está à procura de algum livro específico, a indicação é para visitar uma das bibliotecas de São Paulo, que oferecem atrativos que vão além dos livros. Para isso, a Biblioteca Pública preparou um guia completo com todos os dados das bibliotecas de São Paulo com localização, contato e temática do ambiente procurado.

Clique aqui e encontre a biblioteca mais próxima

Bienal do Livro 2016

Em 2016, acontecerá a 24ª edição da Bienal Internacional do Livro na cidade de São Paulo. Com data marcada para começar no dia 26 de agosto, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura. Em breve, os ingressos para o evento estarão disponíveis para compra. Quem tem interesse em participar pode preencher o formulário online localizado no site do evento para ser avisado sobre o início das vendas.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento

Sala de Leitura

Para incentivar os quatro milhões de estudantes da rede estadual paulista, a Educação oferece aos alunos e professores de todo o País as Salas de Leitura, programa voltado para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse espaço, coordenado pelos professores, os estudantes têm acesso a um arquivo diversificado e atualizado de livros, jornais, revistas e DVDs para aprimorar a leitura.

Confira a página exclusiva voltada para a Sala de Leitura, que reúne informações sobre o número de alunos atendidos pelo projeto, escolas participantes, além de notícias e vídeos relacionados ao assunto.