sexta-feira, 20/09/2019
Concursos

Hoje é o último dia de inscrição no concurso Ciência para Todos

Objetivo do concurso é promover a integração da ciência com os estudantes e mostrar que ela está em todo o cotidiano.

O concurso Ciência para Todos está com inscrições abertas até hoje, 20 de setembro. O projeto premia vídeos de sete minutos sobre um problema vivido na comunidade dos estudantes, que devem apresentar o problema e também propor soluções usando de técnicas de inovação e, claro, ciência.

A inscrição pode ser feita aqui

Podem participar estudantes do Ensino Médio da Rede Pública. As cinco melhores produções serão exibidas no canal Futura e os ganhadores vão visitar Centros de Pesquisa indicados pela FAPESP, onde apresentarão seus trabalhos para cientistas e pesquisadores.

“Esse é um projeto no qual estamos nos dedicando há muito tempo e esse lançamento concretiza esse objetivo maior que é apresentar a ciência aos jovens. A parceria da Secretaria da Educação nos honra demais, e a abertura com a qual fomos recebidos certamente aproximou estudantes e escolas, porque tudo é pensado diretamente para eles”, explica João Alegria, gerente geral do Canal Futura.

O objetivo do concurso é promover a integração da ciência com os estudantes e mostrar que ela está em todo o cotidiano. “Esse projeto mostra para as famílias brasileiras a importância da ciência para a sociedade, e também mostra uma nova imagem que não seja o cientista com o cabelo bagunçado, fazendo coisas que ninguém entende”, explica Marcos Vinícius de Souza, sub secretário de tecnologia e desenvolvimento de Campinas.

O concurso é parte integrante de um projeto que tem até série na TV. Exibida todas as segundas no Canal Futura, a série irá falar sobre o papel da ciência na sociedade e como ela pode ser vista até nas pequenas coisas do cotidiano. “A série tem 52 episódios e mostra a importância da pesquisa científica e sua importância no cotidiano, como ótica, clima, materiais de construção e outros”, explica Nivaldo Vicente, dirigente regional da Campinas-Leste.