• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/06/2019
Cursos para professores

Hoje é o último dia para inscrições no prêmio Respostas para o Amanhã

Tablets, notebooks e smartphones são alguns dos prêmios entregues

Termina hoje (24) o prazo de inscrição no prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa voltada para professores que lecionem nas áreas de Ciências da Natureza e de Matemática e suas Tecnologias e tenham projetos com estudantes da rede pública.

Clique aqui para fazer as inscrições

O prêmio busca iniciativas inovadores na rede pública que tratem sobre algum tema da metodologia STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A ideia é que professores enviem projetos que respondam a um problema da sociedade, como a poluição ou o desmatamento. Os estudantes devem desenvolver soluções que usem a inovação e possam ser replicadas localmente e com poucos custos.

“Desafios como esse são fundamentais para criar um ecossistema de aprendizagem completo para nossos jovens. Quanto mais projetos de impacto, melhor”, pontua a pedagoga Jucimeire Bispo. Os professores devem formar equipes com 5 a 15 estudantes, sob orientação de um professor, e enviar o projeto para o hotsite indicado acima. 

Um dos intuitos do prêmio Respostas para o Amanhã é promover o ensino de tecnologia nas ciências e desenvolver processos completos de aprendizagem, usando diversas técnicas como Legos e outros tipos de montagem manual. “A metodologia é jeito criativo de estimular alunos a desenvolverem competências socioemocionais e cognitivas com projetos práticos na sala de aula”, pondera Barbara Noel, educadora norte-americana especializada em STEM.

Tablets, notebooks e smartphones são alguns dos prêmios que serão entregues. Na primeira fase, 20 projetos serão selecionados para seguir na fase seguinte. Entre eles, 10 passarão à final e serão avaliados por uma comissão julgadora que escolherá três vencedores nacionais.