• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/09/2016
Boas Práticas

#HoraVerdeSP: projeto ensina alunos a transformar caixas de leite em sacolas e carteiras

Atividade acontece na E.E. Dona Idalina Macedo Costa Sodré, em São Caetano do Sul

Um planeta melhor também se faz com a reciclagem de materiais que acabam indo direto para o lixo. Na E.E. Dona Idalina Macedo Costa Sodré, situada em São Caetano do Sul, o tema está presente nos murais e pátio da escola e em quase todas as disciplinas da grade curricular das crianças do Ensino Fundamental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na aula de Artes da professora Deise Valéria Esteves, por exemplo, os alunos aprendem a reciclar caixas de leite, transformando-as em sacolas e carteiras para guardar documentos. Para a combinação dar certo são utilizados barbantes, tesoura e cola. “O aluno sabe o que é reciclar, ele sabe o que ele precisa fazer para ajudar na preservação do meio ambiente, porém ele não sabe como fazer. Por isso fizemos esse trabalho, aliando arte com a sustentabilidade. O objetivo é que os alunos possam desenvolver este conceito”, revela Deise.

O comprometimento da unidade de ensino com a sustentabilidade rendeu a participação no Programa de Escolas Associadas (PEA), iniciativa da Unesco que tem como objetivo criar uma rede internacional de escolas que trabalham conceitos que envolvem a paz no planeta. Nesse programa, as escolas associadas recebem um certificado internacional de participante do projeto e ganham o direito de utilizar a logomarca do PEA.

“Fazer parte desse programa da Unesco amplia os horizontes. Os valores que ele prega, como cultura de paz, entre outros temas transversais, que também estão inseridos dentro do Currículo do Estado de São Paulo, permite que nós possamos ir além. Esse ano o tema do programa envolve sustentabilidade e nós estamos com algumas atividades que envolvem essa questão aqui na escola como a criação de puffs feitos com garrafas PET, além da atividade das carteiras e sacolas, por exemplo”, afirma Andreia Aparecida Casanova Lozano, diretora da unidade de ensino.

#HoraVerdeSP

No mês de setembro o Governo do Estado de São Paulo irá apresentar ao público algumas das ações de preservação ambiental que acontecem em São Paulo. Intitulada de #HoraVerdeSP, a ação terá participação das secretarias da Educação, Meio Ambiente, Justiça, entre outras.

Na rede estadual paulista, são inúmeras as ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Na E.E. Professor Tochichico Yochicava, uma horta hidropônica é responsável pela economia de água e alimentação saudável dos estudantes. Saiba mais aqui.