• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/05/2004
Últimas Notícias

Hortolândia discute racismo

A escola Professora Maria Antonietta Garnero La Fortezza, em Hortolândia, pertencente à Diretoria de Ensino de Sumaré, criou o “Dia de Denúncia Contra o Racismo e Solidariedade aos Povos Africanos”. […]

A escola Professora Maria Antonietta Garnero La Fortezza, em Hortolândia, pertencente à Diretoria de Ensino de Sumaré, criou o “Dia de Denúncia Contra o Racismo e Solidariedade aos Povos Africanos”. A ação pedagógica teve início no dia 23 de maio se estendeu durante todo o mês.

A escola reuniu educadores, alunos e comunidade para um amplo debate sobre o tema. A direção se uniu ao agente comunitário afro do bairro e elaborou atividades que ultrapassam o âmbito do debate. As atividades incluem ato cultural afro-brasileiro, maculelê, palestras, capoeira, street dance, rap e jogos esportivos.

O objetivo foi discutir sobre as diversas formas de racismo, principalmente, contra a população negra que constitui uma das matrizes da formação do povo brasileiro. O trabalho de conscientização culminou num ato público realizado no último dia 23 de maio, com a presença da comunidade e lideranças locais do movimento negro.

Seguindo a filosofia da Secretaria de abordar os temas transversais com uma atitude descentralizada, o diretor da escola, Geraldo Capelassi, pretende continuar com o papel de desenvolver o senso crítico e a cidadania. “Precisamos formar a consciência dos nossos alunos no resgate da cultura afro, presente na história e cultura brasileira”, afirmou.

Luciane Salles