• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/11/2017
Ensino Médio

Humanas: conheça o perfil e acerte na escolha da profissão

Área trata dos aspectos humanos relacionados a arte, filosofia e comunicação

Com a enorme opção de cursos oferecidos, escolher qual seguir na universidade é um grande desafio para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Claro que a decisão profissional não é simples de ser tomada e muita coisa precisa ser levada em consideração. Para garantir uma escolha assertiva, no entanto, é preciso, antes de mais nada, se autoconhecer, traçar o seu perfil para descobrir suas aptidões.

Portanto, o primeiro passo para se descobrir profissionalmente é estudar as áreas para saber qual combina mais com o seu perfil. Elencamos algumas dicas que podem ajudar nesta descoberta. Conheça um pouco mais sobre a área de Humanas, que trata dos aspectos humanos relacionados a arte, filosofia e comunicação, por exemplo.

Perfil

O perfil dos estudantes da área de Humanas pode ser bastante heterogêneo em relação a diversos aspectos, como classe social, orientação política e preferencias pessoais e culturais. As características fundamentais para uma pessoa se dar bem na área, no entanto, é o desenvolvimento do seu espírito questionador e a capacidade de sugerir reflexões mais profundas. Nele, predomina uma visão mais crítica diante das instituições e da vida de uma maneira geral e seu objetivo é gerar conhecimento e colocar esse conhecimento a serviço dos grupos sociais.

Competências e habilidade

O aluno precisa desenvolver habilidades em linguagem escrita. Se tiver o da linguagem falada também, melhor ainda. Conhecer a língua inglesa para ter acesso a obras da bibliografia fundamental da faculdade também é uma competência que precisa ser trabalhada.

É importante também que o aluno saiba organizar seus pensamentos, expor e reproduzir opiniões e ideias. Além disso, o estudante da área de Humanas precisa gostar de conhecer e aprender coisas novas.

Cursos

Os estudantes da área de Humanas podem se especializar em Arqueologia, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Cooperativismo/Gestão de Cooperativas, Direito, Economia Doméstica, Estudos de Gênero e Diversidade, Estudos Literários, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Psicopedagogia, Relações Internacionais, Serviço Social e Teologia.