sexta-feira, 14/03/2003

I Fórum de Artes inaugura Centro de Capacitação de Santos

Mais de sessenta educadores, entre professores do ensino de Artes e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino participaram hoje do I Fórum de Artes, uma iniciativa da Secretaria Estadual […]

Mais de sessenta educadores, entre professores do ensino de Artes e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino participaram hoje do I Fórum de Artes, uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação, promovido pela Diretoria de Santos. O encontro inaugurou oficialmente o Centro de Capacitação Profº Dr. José Mário Pires Azanha.

A dinâmica de grupo, realizada logo no início do evento, atingiu o objetivo de integrar os professores que ainda não se conheciam. Em seguida, a dirigente regional de ensino, Mariangela Camba de Almeida, ressaltou a importância da inclusão das disciplinas de artes e educação física na grade curricular dos alunos de 1ª a 4ª série. “Isso significa um resgate à arte, o retorno dessas disciplinas é uma conquista muito grande que beneficiará professores e alunos”.

Das 77 escolas estaduais que a Diretoria de Santos abrange, 31 possuem o Ciclo I (1ª a 4ª série), somando ao todo 421 classes. De acordo com a dirigente, o próximo encontro será voltado para os professores de educação física. “O objetivo é capacitar todos os docentes das demais disciplinas e realizar encontros periódicos com os educadores da rede estadual de ensino”.

A assistente técnico pedagógico de Artes, Vilma Maria Bergantini, coordenadora do evento, explicou as fases de desenvolvimento da criança e suas formas de expressão desde os 2 até os 10 anos de idade. “Temos que aproveitar a criatividade dos alunos e explorá-la através de questionamentos”.

Vilma incentivou os professores a perguntarem aos seus alunos quais são as sensações que eles tiveram ao assistir determinado filme, por exemplo. Dessa forma, segundo ela, ele estará contribuindo para o desenvolvimento da percepção e da intuição da criança.

O professor de educação artística, Adonis Xavier de Souza, que leciona na E.E. Paulo Clemente Santini, no Guarujá, ficou muito contente com a realização do Fórum. “Essa troca de experiências entre os professores da mesma área do conhecimento é muito importante”.

No fim da tarde os professores apresentaram o resultado das oficinas de música, dança, teatro e artes plásticas.

Renata Ferrarezi