• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 13/12/2020
Pais e Alunos

Ideathon apresenta soluções urbanas para região central da capital

Alunos da Etec participam de competição digital que premiará o projeto mais eficiente e inovador para resolver os problemas do bairro

Os estudantes do curso técnico de Administração da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia participaram na quinta-feira (3), do Ideathon Tom em formato digital. A competição é uma parceria do Centro Paula Souza com a Digital House em que competidores serão divididos em cinco equipes e desafiados a desenvolver soluções tecnológicas para problemas urbanos do bairro onde a escola está localizada.

Para a coordenadora e professora do curso, Ariane Serafim, a competição é uma oportunidade para os alunos fazerem uma imersão na região e um diagnóstico sobre os problemas mais graves. Alguns trabalhos vão propor, por exemplo, como melhorar a iluminação, limpeza e moradia na região central com soluções empreendedoras e sustentáveis.

“Como são alunos de Administração é estratégico que eles desenvolvam desde cedo uma atitude empreendedora, visão sistêmica e investigativa para a resolução de problemas.”

Inovação e criatividade

A avaliação levará em consideração as propostas que apresentarem criatividade e inovação, impacto socioambiental, uso de tecnologia, clareza na proposta e fontes de pesquisa. Os trabalhos serão entregues no formato digital e o resultado será anunciado ao final do evento.

As equipes participaram de uma live explicativa sobre a metodologia Ideathon, no dia 17 de novembro, e receberam orientações dos professores da Etec e especialistas da Digital House Schools. Na sequência, passaram duas semanas se dedicando a pesquisar o tema e planejar o projeto.

A Digital House premiará o grupo vencedor com uma mentoria para transformar o protótipo numa ferramenta digital. Serão três encontros de 50 minutos cada, em fevereiro, para consultoria e apoio aos alunos que criarão um site, landing page ou uma ação de marketing digital para as redes sociais.