• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/11/2016
Ensino Fundamental

Ideb: escola de São José dos Campos se destaca nos anos Iniciais e Finais

Unidade de ensino foi uma das melhores escolas no índice que avalia a educação básica

Situada em São José dos Campos, a E.E. Major Aviador José Mariotto Ferreira foi uma das melhores escolas estaduais no Ideb 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A unidade de ensino se destacou nos dois segmentos do Ensino Fundamental, com 8,0 nos Anos Iniciais e 6,7 nos Anos Finais. O resultado deve-se ao aprofundamento que a gestão escolar, junto com os professores, dá ao Currículo do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Nossos educadores sempre trazem coisas diferentes para dentro da sala de aula, tudo para complementar o já eficaz Currículo”, destaca Ivete Faria de Castro, professora-coordenadora na escola.

“Qualquer oportunidade que eu tenho de trazer a ciência para dentro da sala de aula, mas de uma forma prática e lúdica eu faço. Isso cria um vínculo maior entre o professor e o aluno, fazendo com que todos caminhem numa só direção”, afirma Mariana Rodrigues de Almeida, professora de ciências.

“Nós temos algumas ações muito significativas na escola que levaram a esse resultado como os projetos da Sala de Leitura, os simulados e a semana de provas, as reuniões individuais com os pais, a formação dos professores nas aulas de trabalho pedagógico coletivo, entre outras situações”, revela Katia Alves Rabello de Araújo, diretora da unidade de ensino.

Família na escola

A equipe gestora também atribuiu o ótimo desempenho no Ideb a presença dos familiares na escola. “Nosso diferencial é a participação da família. Isso ajuda muito no comprometimento dos alunos. Por isso eu acredito que todos têm um grande papel nesse resultado”, afirma Katia.

“Os alunos têm que aprender a gostar da escola, querer aprender o que a escola tem para ensinar. E aqui isso acontece”, conta Sueli Aparecida da Cruz Rossetto, professora de história.

Números gerais do Ideb

São Paulo foi o primeiro Estado a ocupar o ranking dos três ciclos avaliados pelo Ideb. De acordo com os resultados, a rede estadual paulista aparece na 1ª posição na análise do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Nos Anos Iniciais (1º ao 5º do Fundamental), São Paulo ocupa a liderança isolada da faixa, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015. A média é superior à meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2019, que é de 6,3. Nos Anos Finais (6º ao 9º do Fundamental), mais uma conquista importante: os alunos da rede estadual paulista avançaram de 4,4 para 4,7.

No Ensino Médio, ciclo que reúne a maior quantidade de alunos da rede estadual e os maiores desafios dos educadores de todo mundo, São Paulo também apresentou crescimento na média. Os estudantes saíram de 3,7 para 3,9.