Idéia é ter acesso direto às atividades desenvolvidas pelos professores, além de mostrar a importância da equipe escolar para o sucesso do projeto
Acompanhar e orientar o que é feito nas Escolas de Tempo Integral. Este é o objetivo do trabalho iniciado pela Diretoria de Ensino de São Vicente com as doze unidades escolares que ampliaram a carga horária nas cidades de São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. “A Oficina vai à Escola de Tempo Integral”, nome do projeto, começou a funcionar no final do mês de abril.
A idéia é fazer com que a diretoria de ensino tenha acesso direto às atividades desenvolvidas pelos professores, além de mostrar à equipe escolar o valor que educadores, diretores e outros funcionários têm para o sucesso do projeto.
A visita das Oficinas Pedagógicas da Diretoria de Ensino nas escolas serve ainda como fonte de idéias para as atividades desenvolvidas nas oficinas curriculares. Isso porque as visitas têm cronograma elaborado pelos assistentes técnico pedagógicos (ATPs) da diretoria, que inclui experiências matemáticas, atividades de leitura, rádio-novela, esclarecimento sobre a importância da Filosofia e cuidados com o meio-ambiente, entre outros assuntos.
Resultados
Segundo a Dirigente Regional de Ensino de São Vicente, professora Serli Carvalho Rodrigues, a iniciativa tem tudo para enriquecer o conteúdo das atividades nessas escolas. “Qualquer programa precisa ter um acompanhamento. Ainda mais um excelente projeto, como o Escola de Tempo Integral, que tem tudo para dar certo. Por isso acho que essas visitas serão de fundamental importância para as escolas”, revelou Serli.
Já a supervisora de ensino Iracema Reis Martinez conta que as escolas têm se mostrado receptivas com as orientações técnicas. “Os professores têm participado bastante e aprovado as nossas visitas. Há inclusive muitos pedidos para que nós voltemos às unidades posteriormente.” A dirigente confirma a aprovação. “Temos as avaliações de vários professores e elas têm sido muito positivas,”, completou Serli.