• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 15/07/2003
Últimas Notícias

Inauguração da nova unidade Febem marcada para 16 de julho

UNIDADE DE VILA MARIA 1 – TIETÊ Local: Av. Morvan Dias de Figueiredo, 4210 – Vila Maria – Capital 16 de julho de 2003, às 10 horas Às 10 horas […]

UNIDADE DE VILA MARIA 1 – TIETÊ
Local: Av. Morvan Dias de Figueiredo, 4210 – Vila Maria – Capital 16 de julho de 2003, às 10 horas

Às 10 horas da quarta-feira, 16 de julho, com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado da Educação professor Gabriel Chalita, a Febem inaugura no bairro de Vila Maria, na capital, uma nova unidade com capacidade para 120 adolescentes. É um prédio construído dentro dos padrões estabelecidos pela gestão do Governador Geraldo Alckmin, com arquitetura organizada de modo a priorizar a educação e a formação para o trabalho. A nova unidade já tem a infra-estrutura de 20 computadores do Núcleo Profissionalizante que vão ser utilizados na oficina de informática. E também está preparada para implantar imediatamente uma oficina de reciclagem de papel e outra de confecção de brinquedos em EVA (borracha usada em brinquedos de encaixe).

O PRÉDIO

Denominada Unidade Tietê, o novo prédio é composto de quatro módulos de 30 vagas, totalizando as 120 vagas. Cada módulo tem seis dormitórios (como se pode ver na planta anexa), e é dotado também de quatro salas de aula, uma quadra poliesportiva, uma sala de informática, um ambulatório médico e duas salas destinadas a atividades profissionalizantes e de arte. A ocupação dessas novas vagas deverá seguir o critério de idade, buscando reunir os jovens com 17 anos. Uma parte dos jovens será removida do complexo de Franco da Rocha, e uma outra parte será composta por jovens da UAI ? Unidade de Atendimento Inicial.

AS OBRAS

A obra foi realizada pela empresa Blokos Engenharia, tendo custado ao Estado o valor total de R$ 5.852.538,56. Iniciada em 14/05/2002, foi entregue em 29/04/2003. A inauguração está se dando agora em razão das providências de instalação de mobílias, equipamentos e utensílios, além de capacitação de funcionários.

O DIRETOR
SÉRGIO DA SILVA FERREIRA

Professor de Educação Física, formado pela OSEC (atual Universidade Santo Amaro – Unisa), 39 anos, casado e pai de dois filhos. Foi funcionário da Febem de 1986 a 2002, tendo atuado como responsável pelo Setor de Esportes por 11 anos. Foi diretor da UI 14 do Tatuapé entre 1997 e 1999, quando assumiu o Núcleo Leônidas Silveira Pinheiro, do complexo Imigrantes. Mais tarde foi diretor da área de Esportes do complexo do Tatuapé. Deixou a Febem em janeiro de 2002. Recontratado em 13 de julho de 2003 por indicação da diretora técnica Renata Ramos Soares, ficou desde aquela data em capacita-ção, com a equipe da nova unidade. Faz parte da capacitação a ambientação com as instalações, reuniões de planejamento com agentes de educação, funcionários administrativos e equipe técnica da nova unidade. Tem estado dedicado à organização da unidade, definindo salas e distribuindo mobília. Está preparando a infra-estrutura para 20 computadores do Núcleo Profissionalizante que vão ser utilizados na oficina de informática. Também está preparando estrutura para uma oficina de reciclagem de papel e outra de confecção de brinquedos em EVA (borracha usada em brinquedos de encaixe).

OS FUNCIONÁRIOS

Os 132 funcionários serão distribuídos em quatro turnos nos quatro módulos da unidade. São agentes de educação, agentes de apoio técnico e pessoal administrativo. Desses 132 funcionários, têm experiência anterior na Febem, além do diretor Sérgio, uma encarregada técnica e 4 dos 12 coordenadores de turno. Em contato direto com os adolescentes, serão 90 funcionários.

EVOLUÇÃO DE INTERNAÇÕES

Será a primeira inauguração da administração do presidente Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que avalia essa evolução do número de vagas disponíveis como um fôlego para a Febem, mas ainda insuficiente. Diz o promotor de justiça licenciado e atual presidente da Febem: “É a primeira oportunidade que temos de promover um remanejamento de adolescentes internados de modo a podermos aliviar um pouco a situação da Unidade de Atendimento Inicial ? a UAI, que funciona no complexo do Brás, atualmente muito acima da capacidade”, diz Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. E completa: “Ao mesmo tempo, a inauguração da nova unidade permitirá remanejar também adolescentes atualmente internados na unidade 30 de Franco da Rocha, com vistas ao seu fechamento ainda no mês de julho, conforme determinação do governador Geraldo Alckmin.”

“Assumi a presidência da Febem com 5.106 adolescentes em regime de internação, em janeiro de 2003. Mês a mês, o saldo entre novas internações e desinternações faz com que haja um aumento de 15 novos adolescentes internados por dia. Hoje, a Febem funciona com um universo de 5.900 jovens nas suas unidades de internação. Por esta razão fundamental a participação dos municípios na cessão de áreas para construção de novas unidades da Febem no interior, a exemplo de Santos, Mogi-Guaçu, Franca e São José dos Campos.”

NOVAS UNIDADES

O projeto de descentralização de unidades no interior do Estado terá continuidade, em 2003, com o término da unidade de São José dos Campos (96 vagas), programado para novembro, o término de um anexo da unidade do Guarujá (com ampliação de 12 vagas), e com o término de uma nova unidade em Ribeirão Preto – esta, porém, não representará vagas novas porque a velha unidade Ribeirão Preto, que data de 1975, será desativada. Outras negociações estão em andamento. Nos dias 7 e 8 de julho foram realizadas duas reuniões técnicas, respectivamente nas cidades de Campinas e Rio Claro, com entidades representativas de toda a sociedade (prefeituras, câmaras municipais, clubes de serviços, empresas, igrejas, organizações não-governamentais e outras instituições), para discutir a implantação ou ampliação de medidas socioeducativas nesses municípios. Outras cidades que poderão em breve discutir essas questões são Americana, Franca, Mogi-Guaçu e Sorocaba. E em estágio mais avançado está a negociação com a Prefeitura de Santos.

Para maiores informações, fineza contatar:
Assessoria de Comunicação Social – Febem
Joaquim Maria Botelho / Egle Cisterna / Denize Ament / Charles
Roberto
011 3313-6973 / 6846-9126 / 6846-9127
imprensafebem@febem.sp.gov.br
www.febem.sp.gov.br