• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/06/2004
Últimas Notícias

Inaugurada primeira fase de restauro da EE Rodrigues Alves

Com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, da Secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, e diversas autoridades, foi inaugurada neste domingo, […]

Com as presenças do governador Geraldo Alckmin, do Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, da Secretária de Estado da Cultura, Cláudia Costin, e diversas autoridades, foi inaugurada neste domingo, dia 27, a primeira fase de restauro da fachada da EE Conselheiro Rodrigues Alves, única escola pública localizada na Avenida Paulista.

O prédio foi construído em 1919 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), em 1985. A obra realizada é parte de uma reforma geral, a ser feita em três etapas, patrocinada pelo ABN Amro Bank/Banco Real em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O investimento total é de dois milhões de reais. Na primeira fase foram gastos R$ 800 mil.

Foram executados o restauro das fachadas, impermeabilização, recuperação dos gradis, cobertura, tratamento paisagístico e recuperação das esquadrias. Paralelamente foi desenvolvido um trabalho de conscientização sobre a importância histórica e cultural de preservação do patrimônio junto a professores, alunos, funcionários e comunidade. Na segunda e terceira fases do projeto, a reforma será feita nas instalações elétricas, hidráulicas, telefônicas, de iluminação e de segurança. Também serão restaurados os pisos, forros, revestimentos e pintura das paredes.

O governador, Geraldo Alckmin, marcou um novo encontro para a inauguração da segunda e terceira fase no próximo ano e salientou a importância da presença da família na escola. “As atividades nas escolas durante os finais de semana e as inúmeras capacitações oferecidas aos professores, como a Rede do Saber e a Teia do Saber, contribuem para a melhoria do ensino, o que pode ser comprovado com a diminuição da evasão escolar. Dos 27 Estados brasileiros, avaliados por instituições externas, São Paulo foi o número “1” em itens de crescimento e redução da evasão”, comentou.

A Rodrigues Alves possui Ensino Fundamental e Médio, em três períodos, atendendo 2,4 mil alunos, com 104 funcionários e 80 professores. Conta com auditório, refeitório e 21 salas de aula, sala multimídia, biblioteca, sala de artes, laboratório, e sala de informática e ciência.

O secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, falou sobre a nova trajetória da escola pública. “A educação não se faz apenas com prédios, mas com laços entre comunidade, família, funcionários alunos e educadores”. E acrescentou: “o Banco Real está fazendo um investimento humano, no sentido de envolver todas as partes na necessidade de preservar e cuidar do que é nosso”. Cuidar do patrimônio é conservar a identidade, ou seja, o que fomos, o que somos e o que seremos”.

Chalita ainda falou sobre a taxa de evasão da EE Rodrigues Alves, de apenas 0,4% em 2002/2003, e sobre o resultado do Saresp no Estado. “Apenas 1% das crianças de 1ª a 4ª série abandonam a escola, isso é um dado de primeiro mundo”, finalizou.

A aluna mais antiga da escola, Lâmia Bagadade, de 85 anos, também esteve no evento e confessou a vários convidados o orgulho por ter freqüentado uma escola onde inúmeras figuras ilustres também estudaram. “Estudei na Rodrigues Alves de 1927 a 1930 e para mim foi uma alegria muito grande ter feito parte dela. Os meus seis filhos também estudaram aqui e hoje ainda freqüento a escola como voluntária em algumas atividades”, comentou.

O presidente do Banco Real, Fabio Barbosa, disse que restaurar a EE Rodrigues Alves é como restaurar a cidadania e resgatar a auto-estima de cada cidadão, seja aluno, professor, funcionário ou aquele que passa ali por perto.

A secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin, enfatizou que são parcerias como estas que resultam no avanço do Estado. “Um povo que não preserva o seu passado não constrói o seu futuro”, concluiu.

Paola Martins