quinta-feira, 22/04/2004

Inaugurado novo prédio de escola estadual em São Caetano

O Secretário Estadual de Educação, professor Gabriel Chalita, o prefeito da cidade de São Caetano do Sul, Luiz Olinto Tortorello e demais autoridades estiveram presentes na inauguração do novo prédio […]

O Secretário Estadual de Educação, professor Gabriel Chalita, o prefeito da cidade de São Caetano do Sul, Luiz Olinto Tortorello e demais autoridades estiveram presentes na inauguração do novo prédio da Escola Estadual 28 de Julho, no último dia 20.

Fundado há 43 anos no bairro Barcelona, o antigo prédio apresentava problemas estruturais, por isso, foi demolido e construído um novo com recursos da prefeitura de São Caetano do Sul. Ali estudam mais de 900 alunos de Ensino Fundamental (1a a 4a série).

A nova escola é um modelo no atendimento aos portadores de deficiência física, com elevadores e acesso às dependências por rampas adaptadas para usuários de cadeiras de rodas. A comunidade e os estudantes também poderão desfrutar de uma praça de 2,5 mil metros quadrados que possui equipamentos de lazer. O pátio coberto, de 300 metros quadrados, integra a praça com bancos e mesas de jogos.

Outros atrativos são as três entradas que dão acesso à escola – a principal, na Rua Oriente, e as secundárias, nas ruas Nazaré e Flórida. As calçadas das três ruas foram reformadas, para a melhoria da infra-estrutura urbana do local.

O Secretário da Educação, professor Gabriel Chalita, falou do exemplo de cidadania que os educadores e cidadãos da cidade de São Caetano transmitem às demais administrações municipais. “A união e a presença constante de pais e filhos são fundamentais para a construção de uma escola cidadã”. Ainda acrescentou: “O professor é a excelência de alguém que gosta de alunos, ele deve desenvolver um vínculo afetivo para construir, de fato, a escola ideal”, finalizou.

O novo prédio tem 3,5 metros quadrados de área útil, possui três pavimentos (térreo e dois andares). Neles estão as 16 salas, com 64 metros quadrados cada, para os 980 alunos do ciclo I de Ensino Fundamental.

Os estudantes, orientados por 34 professores, freqüentam as aulas desde o dia 9 de fevereiro, quando a infra-estrutura interna da escola foi entregue. A nova escola também conta com anfiteatro (140 lugares), amplo refeitório, salas de reunião e de coordenação, laboratórios de informática (45 computadores) e de ciências, biblioteca de 100 metros quadrados e duas salas extras de reforço. A unidade também possui quadra poliesportiva coberta.

Para o prefeito da cidade, Luiz Olinto Tortorello (sem partido), a EE 28 de Julho proporcionará a união dos alunos e da comunidade para uma educação inclusiva e cidadã. “A escola deve ser parte integrada do contexto social e não uma parte fria” completou.

Paola Martins