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terça-feira, 14/07/2015
Boas Práticas

Incentivo à leitura: conheça o projeto “Para Gostar de Ler e Interpretar”

Ação acontece na E.E. Oscar Villares, localizada na região de Mococa

“A leitura não é uma habilidade que se desenvolva por decreto, lei ou ordem, mas sim, algo que envolve a decisão do leitor”, afirma a professora de Língua Inglesa, Ana Lúcia Marcos Brechol. Partindo dessa premissa, a educadora desenvolveu uma atividade de leitura diferenciada com os alunos do Ensino Fundamental da E.E. Oscar Villares, unidade de Ensino Integral localizada na região de Mococa, município de São Paulo.

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Com o nome de “Para Gostar de Ler e Interpretar”, o projeto teve como objetivo desenvolver a competência leitora dos pequenos estudantes. “Após a leitura de uma reportagem da revista Educação, tive a ideia de desenvolver esse projeto, no qual o meu papel seria apresentar diferentes livros para a leitura dos alunos. Nesse sentido, realizei uma pesquisa em que constatei que 62% da sala preferia assistir televisão ao ler um livro. Percebendo isso, me aventurei nesse projeto com o propósito de uma leitura prazerosa para estimular o pensamento crítico e criativo dos estudantes”, afirma.

Na sala de aula, textos dos mais variados temas foram apresentados pela professora para o debate e leitura dos alunos. Os alunos com mais dificuldade recebiam as publicações um dia antes da atividade, para treinarem em casa. Nesse sentido, de quinze em quinze dias, após a prática dos textos propostos pela educadora, era realizado uma parada na qual os estudantes levavam textos por conta própria para lerem em grupo.

Depois de muita leitura e interpretação dos textos, os estudantes foram postos em campo, onde puderam praticar em praças públicas, bibliotecas, entre outros lugares. Também houve visitas em casa de repouso para levar companheirismo e amizade aos idosos, desenvolvendo, ao mesmo tempo o hábito pela leitura. “Foi muito emocionante e gratificante, pois aprendemos muito mais do que ensinamos”, revela a professora.

“Esse projeto foi de extrema importância, pois possibilitou a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, além de ajuda-los a conhecer diferentes gêneros textuais, explorando a criatividade e buscando o acesso a um mundo de informações por meio dos textos lidos”, finaliza a educadora.

Programa Ler e escrever

A Educação trabalha para ver todos os alunos da rede com até sete anos de idade alfabetizados. Para isso, conta com o programa Ler e Escrever, conjunto de ações voltadas aos estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos com o objetivo de promover a melhoria do ensino no Estado. Saiba mais sobre o programa Ler e Escrever.