Saresp - Idesp - Ideb

Índices educacionais auxiliam ações da Educação na busca constante pela melhoria da qualidade de ensino

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), desenvolve ações para acompanhar os avanços da educação básica paulista. As informações colhidas são utilizadas para orientar novas políticas e garantir a constante melhoria na qualidade do ensino.

Além do sistema de avaliação estadual, o Saresp, e do principal indicador do ensino paulista, o Idesp, os alunos das escolas estaduais paulistas também participam de avaliações federais, como o SAEB e a Prova Brasil, as quais os resultados são utilizados na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador nacional de qualidade de ensino.

Saresp

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é uma prova aplicada com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista. Os resultados permitem à escola analisar o seu desempenho e, com o apoio da Secretaria da Educação, melhorar a qualidade de aprendizagem dos seus alunos e da gestão escolar.

Acesse aqui a página do Saresp

Idesp

O Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) é um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. O índice estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano. As metas de cada unidade são traçadas levando em consideração o desempenho dos alunos no Saresp e o fluxo escolar de cada ciclo que a unidade oferecer.

Acesse aqui a página do Idesp

Ideb

O Ideb é realizado pelo Inep, órgão do Ministério da Educação. O índice é calculado a cada dois anos, com base na taxa de aprovação e evasão, além do desempenho dos alunos. As taxas utilizadas são obtidas a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. Já para o desempenho utiliza-se a Prova Brasil, para escolas e municípios, e o Saeb, para os estados e Brasil.

Acesse o site do Inep

Últimas Notícias

Mais vídeos