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sexta-feira, 11/11/2005
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Índios conhecem o cotidiano dos alunos de Sorocaba

Alunos da Escola Estadual “Prof. Diógenes de Almeida Marins”, da Diretoria de Ensino de Sorocaba, tiveram uma programação diferente no final do mês passado. Mobilizados num projeto de intercâmbio cultural […]

Alunos da Escola Estadual “Prof. Diógenes de Almeida Marins”, da Diretoria de Ensino de Sorocaba, tiveram uma programação diferente no final do mês passado. Mobilizados num projeto de intercâmbio cultural iniciado em fevereiro de 2004, a equipe da escola junto com as classes de 5ª e 6ª séries, foram para a Aldeia Guarani de Porto Lindo, no Estado do Mato Grosso. O objetivo, foi o intercâmbio entre os alunos de ambas as escolas, estimulando o respeito e integração da diversidade cultural, através de troca de correspondência. A experiência deu tão certo, que nesta sexta, dia 11 de novembro, a escola Diógenes estará recebendo os alunos da comunidade indígena. Agora é a vez deles mostrarem seu cotidiano aos índios.

Projeto ‘Amigo é coisa pra se guardar”

Antes de chegar a aldeia, os alunos da escola Diógenes tiveram um trabalho intenso de pesquisa bibliográfica utilizando o livro didático, História &Vida, do autor, Nelson Pilleti.

Inicialmente os alunos da escola escreveram e mandaram fotos e cartas, para os colegas da escola indígena e recebendo as respostas. Os conteúdos das cartas basicamente se concentravam nos questionamentos sobre o dia-a-dia dos índios como: alimentação, lazer, vestimenta, escola, entre outros de interesse da própria idade.

Durante a visita, os alunos participaram de uma aula indígena e trocaram experiências.

“Como o nome do projeto diz “Amigo é coisa pra se guardar” eu gostaria que meus alunos olhassem para os índios não como uma figura de livro didático, mas como pessoas que têm sentimentos, necessidades, que amam e que também tem sonhos e isso ficou muito claro para eles. Portanto eu creio que o projeto atingiu seus objetivos”, disse a coordenadora do projeto, profª Dionei Fernandes Riveira.

A Secretaria da Educação, através da CENP – a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria, solicitou às Diretorias de Ensino, projetos elaborados pelas escolas estaduais, voltados à melhoria da qualidade do ensino público. A escola elaborou este projeto que, autorizado, recebeu o apoio financeiro necessário da Secretaria. Alguns parceiros locais ofereceram camiseta e demais suportes.

Assim os alunos tiveram também a oportunidade de conhecer as Cataratas do Iguaçu, enriquecendo os objetivos da atividade.

A previsão dos professores agora, é recolher depoimentos e elaborar um material como resultado final do intercâmbio que gerou não só a curiosidade dos estudantes, mas uma experiência de vida.

 

Luciane Salles