• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/12/2011
Últimas Notícias

Informação é fundamental para que adolescentes superem mitos sobre o uso do preservativo

Dados de pesquisa realizada pelo Instituto Kaplan com visitantes da exposição “Por Dentro da Camisinha” revelam que a impressão dos adolescentes muda após contato real com o preservativo Na manhã […]

Dados de pesquisa realizada pelo Instituto Kaplan com visitantes da exposição “Por Dentro da Camisinha” revelam que a impressão dos adolescentes muda após contato real com o preservativo

Na manhã desta quinta-feira (01/12), como parte das ações em prol do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, foram divulgados pelo Instituto Kaplan os resultados da pesquisa realizada com os estudantes que passaram pela exposição “Por Dentro da Camisinha”, em cartaz no Catavento Cultural e Educacional desde o dia 07 de novembro. Cerca de 1600 jovens responderam a uma enquete sobre a eficácia, a sensibilidade, a colocação e a elasticidade dos preservativos. O mesmo questionário era novamente aplicado após a passagem dos alunos pela mostra.

A pesquisa revelou que grande parte dos adolescentes estipulava a primeira nota baseados em mitos ou pré-conceitos. Cerca de 55% aumentou a nota a respeito da colocação do preservativo após a passagem pela exposição. “O resultado, de modo geral, demonstra a importância da informação aberta e precisa para que o jovem reflita sobre esses mitos”, afirma Camila Macedo, coordenadora do Instituto Kaplan.

Os resultados preliminares ainda apontaram que 64% elevaram a nota dada no quesito elasticidade e 71% consideraram a sensibilidade do preservativo melhor do que haviam imaginado.

Outro tema abordado pela exposição, a camisinha feminina, também mudou a opinião dos estudantes. “Percebemos que a colocação da camisinha feminina era considerada pelos adolescentes “muito difícil”, mas 78% conseguiram mudar seu conceito depois das explicações da educadora”, conta.

[slideshow]

 

Para jovens e adultos

A exposição, que normalmente recebe jovens entre 13 e 18 anos, teve hoje visitantes um pouco mais experientes. Os presentes no evento percorreram o mesmo caminho antes percorrido pelos adolescentes e vivenciaram as experiências propostas a eles antes de responderem a pesquisa.

Na primeira parte do percurso, a seção Alegorias DST simula uma festa, em que os participantes conhecem de forma lúdica como ocorre a contaminação das DST. Na segunda etapa, no Túnel da Camisinha, bonecos representam as bactérias transmissoras da gonorreia e sífilis e os vírus responsáveis pelo HIV, herpes e HPV, impedidos de infectar o corpo humano pelo uso do preservativo. Ao final do percurso os visitantes conhecem o Espaço de Experimentos, onde são realizadas experiências táteis para testar a eficácia da camisinha.

A exposição continua em cartaz no Catavento Cultural e Educacional até 16 de dezembro e é indicada para maiores de 13 anos.

Serviço:
Evento: Por dentro da camisinha
Quando: até 16 de dezembro – terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Local: Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias — Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro — São Paulo/SP
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos (inclui visita pelo Catavento)