• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/05/2016
Boas Práticas

Informar e entreter é o objetivo da Rádio Betarello na E.E. Ítalo Betarello

Coordenado pelos alunos gremistas da E.E. Ítalo Betarello, veículo vai ao ar às sextas-feiras

O intervalo escolar de todas as sextas-feiras na E.E. Ítalo Betarello é repleto de música e muita informação. Isso acontece por conta da transmissão da Rádio Betarello, coordenada pelos estudantes do Grêmio Estudantil Renovação Juvenil. Durante 15 minutos, o veículo mescla músicas pedidas pelos alunos da unidade escolar com notícias culturais, como passeios em São Paulo e filmes que estão no cinema, além de aplicativos de estudo para o Enem, vagas de emprego para quem procura um trabalho e também os informativos da escola.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Todos os dias, antes de fazer a transmissão, nós fazemos uma reunião de pauta para levantar o que vai ser dito e quais vão ser as músicas tocadas”, conta Stephany Mendes, editora de conteúdo do veículo.

Além da editora, a rádio é composta por um locutor, responsável por apresentar o programa, e por um sonoplasta, que cuida da parte técnica – inserção de vinhetas, manutenção do equipamento, etc. O estúdio fica numa sala específica, montada pelo grupo do projeto de robótica. “A rádio foi feita por meio do projeto de robótica. São os alunos da robótica que montam o veículo”, afirma Wesley Agostinho, professor coordenador do grupo.

“Os alunos sentem a diferença de um intervalo normal para um intervalo com música e informação. Eu diria que a música traz o foco para os avisos e os avisos complementam a música”, afirma Stephany.

Renovação Juvenil

Não é só da Rádio Betarello que o grupo gremista, composto por onze integrantes, cuida. A unidade escolar possui projetos como a criação de sabão sustentável e também auxilia a direção na gestão pedagógica.

“Na minha visão, o Grêmio é o intermédio entre direção e alunos. E para que uma escola funcione, ambas as partes precisam estar conectadas. E é por meio do Grêmio que essa conexão ocorre”, finaliza a editora do veículo de comunicação.