Evento realizado pelo 3º ano consecutivo reuniu parceiros da região para tirar dúvidas sobre as mais diferentes profissões
A escolha da profissão é um dos momentos mais importantes na vida dos adolescentes. Pensando nisso, a Escola Estadual Profº Manoel da Costa Neves , de Rio das Pedras, no interior do Estado, realiza há 3 anos uma espécie de força-tarefa para ajudá-los na escolha, nem sempre fácil.
Assim nasceu o MAC, Movimento Artístico Cultural do MACONE , apelido formado pelas três primeiras sílabas do nome da escola e pelo qual a unidade é conhecida. Na última sexta-feira, dia 30, cerca de 800 alunos participaram de mais uma edição do evento. Alunos de escolas municipais, particulares e toda a comunidade também puderam aproveitar as orientações sobre dúvidas na hora de escolher que carreira seguir.
Orientando as escolhas
A idéia do MAC, idealizado e coordenado pelas professoras Célia R. Basso Thomé e Bernadete Bianchim com o apoio da direção da escola é valorizar as produções artísticas dos alunos, proporcionar um espaço para reflexão da escolha profissional, promover o intercâmbio com os profissionais que já atuam em diversas áreas, e conhecer o funcionamento e os locais onde é possível se preparar para a profissão escolhida.
Parceiros da cidade e da região foram mobilizados para dar orientações profissionais e realizar workshops para toda a comunidade, seguindo a programação elaborada pela equipe escolar. Antes disso, uma pesquisa prévia com os alunos reuniu as profissões de maior interesse, citadas pelos alunos, e as dúvidas em relação a prática da atividade.
As orientações foram dadas por profissionais das áreas de Engenharia, Psicologia, Enfermagem, Turismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Farmácia, além de informações sobre os cursos de desenho mecânico, manutenção eletromecânica e profissões ligadas às Forças Armadas, entre outras.
Mais opções e arte
As orientações dadas em sala de aula não foram a única opção para quem esteve no MACONE. Por toda a escola foram montados estandes de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sesi , Senac e por faculdades particulares. O público viu ainda uma exposição com 250 desenhos artísticos em grafite realizados pelos alunos, durante o mês de setembro, dentro do Projeto Arte no Macone , coordenado pela professora de artes Angélica Guidolim Rossi.
Celso Bandarra