terça-feira, 04/10/2005

Iniciativa de escola estadual em Rio das Pedras ajuda jovens na escolha profissional

Evento realizado pelo 3º ano consecutivo reuniu parceiros da região para tirar dúvidas sobre as mais diferentes profissões A escolha da profissão é um dos momentos mais importantes na vida […]

A escolha da profissão é um dos momentos mais importantes na vida dos adolescentes. Pensando nisso, a Escola Estadual Profº Manoel da Costa Neves , de Rio das Pedras, no interior do Estado, realiza há 3 anos uma espécie de força-tarefa para ajudá-los na escolha, nem sempre fácil.

Assim nasceu o MAC, Movimento Artístico Cultural do MACONE , apelido formado pelas três primeiras sílabas do nome da escola e pelo qual a unidade é conhecida. Na última sexta-feira, dia 30, cerca de 800 alunos participaram de mais uma edição do evento. Alunos de escolas municipais, particulares e toda a comunidade também puderam aproveitar as orientações sobre dúvidas na hora de escolher que carreira seguir.

Orientando as escolhas

A idéia do MAC, idealizado e coordenado pelas professoras Célia R. Basso Thomé e Bernadete Bianchim com o apoio da direção da escola é valorizar as produções artísticas dos alunos, proporcionar um espaço para reflexão da escolha profissional, promover o intercâmbio com os profissionais que já atuam em diversas áreas, e conhecer o funcionamento e os locais onde é possível se preparar para a profissão escolhida.

Parceiros da cidade e da região foram mobilizados para dar orientações profissionais e realizar workshops para toda a comunidade, seguindo a programação elaborada pela equipe escolar. Antes disso, uma pesquisa prévia com os alunos reuniu as profissões de maior interesse, citadas pelos alunos, e as dúvidas em relação a prática da atividade.

As orientações foram dadas por profissionais das áreas de Engenharia, Psicologia, Enfermagem, Turismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Farmácia, além de informações sobre os cursos de desenho mecânico, manutenção eletromecânica e profissões ligadas às Forças Armadas, entre outras.

Mais opções e arte

As orientações dadas em sala de aula não foram a única opção para quem esteve no MACONE. Por toda a escola foram montados estandes de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Sesi , Senac e por faculdades particulares. O público viu ainda uma exposição com 250 desenhos artísticos em grafite realizados pelos alunos, durante o mês de setembro, dentro do Projeto Arte no Macone , coordenado pela professora de artes Angélica Guidolim Rossi.

Celso Bandarra