• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/11/2014
Boas Práticas

Iniciativas de professores da rede estadual concorrem a prêmio em Campinas

Objetivo da ação é premiar docentes que trabalham o conteúdo programático de forma criativa

O sonho de todo professor é ter seu trabalho reconhecido em todas as esferas. Neste sentido, os professores de sete escolas da rede estadual de Campinas e região participam do Projeto Experiência 10, idealizado pelo Correio Escola Multimídia. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e premiar educadores que inovam a atividade docente e trabalham o conteúdo programático de forma criativa. Esta é a quarta edição do concurso que apresentou 12 iniciativas, sendo sete de escolas públicas e cinco de escolas particulares.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre os finalistas, está a escola estadual Álvaro Cotomacci, com a rádio Segunda Dimensão, projeto desenvolvido sob a supervisão da professora Tatiane Pattaro. Criada a partir da proposta de ampliação da carga horária nas escolas, do Ministério da Educação (MEC), a rádio funciona durante o intervalo e tem como objetivo trazer notícias, músicas e reivindicações dos estudantes. A atividade envolveu diversas séries. “A rádio escolar foi criada para dar mais espaço ao aluno como protagonista, visando seu aprimoramento e aprendizagem. Mesmo após a saída da professora Tatiane, que ministrou o projeto durante alguns meses, os alunos deram total continuidade, gerando ainda mais autonomia para eles”, revela Ana Ladeia, diretora da escola. 

– Confira aqui o nome dos professores finalistas do Experiência 10 

Com pesquisa em artigos científicos e a discussão sobre a importância da consulta a fontes de referência, a turma do 8º ano da escola estadual Elvira de Prado Meo Muraro, elaborou pôsteres sobre os efeitos dos anabolizantes no corpo humano.“O trabalho da professora Cristiani fortaleceu bastante a questão da informação. Os alunos estão em uma fase de descobertas do corpo e, quando fizeram a pesquisa, descobriram o quão perigoso era o uso de anabolizantes. Se interessaram ainda mais pelo assunto quando entrou nessa parte. Isso gerou muitos frutos para toda a comunidade escolar”, revela Angélica Carnicelli Adam, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

“Hoje vemos que as pessoas focam muito em ter um corpo perfeito, sem se preocupar com as consequências que o uso dos anabolizantes traz à saúde. Foi visando isso que fizemos esse trabalho. Na minha opinião, isso irá enriquecer todo o conhecimento dos alunos, fazendo com que eles criem uma nova leitura de mundo”, revela a professora Cristiani de Melo Pontes Nakao.

As atividades foram pré-selecionadas a partir de inscrições abertas a todos os professores com aulas atribuídas em escolas de Campinas e região. A pré-seleção considerou a criatividade, a originalidade, a replicabilidade, a relação com o conteúdo programático e os resultados. Esses mesmos quesitos serão avaliados pelo júri nos 12 finalistas.

Ao todo, serão premiados cinco educadores. O primeiro colocado das escolas públicas e particulares ganhará um tablet. O segundo colocado entre todos os projetos vai ganhar uma viagem para a Argentina, onde poderá fazer um curso de espanhol, de 20 horas, oferecido pela B.A Plus. Já o terceiro colocado entre todas as iniciativas receberá uma câmera fotográfica digital. Além disso, todos os vencedores ganharão uma assinatura do Correio Popular Digital.

Atualizado em 18/11/2014, às 11h16.