• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/08/2004
Últimas Notícias

Inscrição para o exame supletivo mais concorrido do País começa nesta segunda-feira

Alunos que não puderam completar o ensino básico podem se inscrever para o exame por área de conhecimento A Secretaria de Estado da Educação informa que as inscrições para os […]

Alunos que não puderam completar o ensino básico podem se inscrever para o exame por área de conhecimento

A Secretaria de Estado da Educação informa que as inscrições para os Exames Supletivos 2004 – Ensino Fundamental e Médio – estarão abertas no período de 9 a 13 de agosto de 2004.

As ações e projetos implementados pela Secretaria de Estado da Educação vêm contribuindo para o fortalecimento dos objetivos reais da Educação, tornando-a um caminho seguro rumo a um futuro melhor. O Exame Supletivo representa um grande incentivo àqueles que não tiveram acesso à escola em idade própria a buscar a igualdade no acesso ao mercado de trabalho.

Os números das edições passadas reforçam a importância da iniciativa. Em 2002, o ensino fundamental teve 76.631 inscritos e o médio 131.691, totalizando 208.322 candidatos. Em 2003, o ensino fundamental teve 68.707 inscritos e o médio 140.336, totalizando 209.043 alunos.

A inscrição para o exame é gratuita e será por área de conhecimento. Deverá ser feita pelo candidato ou seu procurador, mediante a apresentação da cédula de identidade (original e cópia). Na inscrição por procuração, o responsável deverá apresentar o documento com firma reconhecida e a cédula de identidade, bem como o documento do próprio candidato.

As áreas de conhecimento dos exames seguem a grade de componentes curriculares da rede estadual. As provas para o Ensino Fundamental irão constar temas relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Educação Artística, Ciências Físicas, Ciências Biológicas, Matemática, História e Geografia. No Ensino Médio as disciplinas serão as seguintes: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Inglês, Educação, Artística, Física, Química, Biologia, Matemática, História e Geografia.

Para o Exame Supletivo de Ensino Fundamental o candidato deve ter idade mínima de 15 anos completos ou a completar até o último dia da inscrição. Já para o Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos completos ou a completar até o último dia da inscrição.

Vale lembrar que o candidato deve retornar ao posto de inscrição, onde se inscreveu, no período de 27 a 30 de setembro, ou acessar o site www.educacao.sp.gov.br – link DRHU Exame Supletivo CESU. O objetivo é confirmar a inscrição e dados cadastrais. O dia, hora e local de realização das provas serão divulgados, a partir de outubro, no site da Secretaria e nos postos de inscrição.

Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br , pelo telefone 0800-77-000-12 ou pessoalmente na sede da Secretaria da Educação (Praça da República, 53, sala 20).

As escolas estaduais, indicadas pelas Diretorias de Ensino como postos de inscrição, constam na portaria do DRHU, número sete, publicada no Diário Oficial do Estado de 22 de julho de 2004. A lista também está no site www.educacao.sp.gov.br, no link Exames Supletivos.