• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/09/2013
Imprensa

Inscrição para professor efetivo atribuir aulas na rede estadual é prorrogada até domingo

Pela 1ª vez docentes podem optar pela ampliação da carga horária;

O período de inscrição para os professores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino de São Paulo fazerem a inscrição para atribuição das aulas para o ano de 2014 foi prorrogado. Os docentes que perderam a data limite têm até o próximo domingo, dia 15, para efetuarem o cadastro que neste ano está com uma novidade.

Pela primeira vez, os profissionais efetivos podem optar por acumular o cargo com a contratação temporária. Balanço parcial da Secretaria da Educação do Estado mostra que 33 mil professores já fizeram esta opção.  A possibilidade faz parte das ações da Pasta para ampliar a atuação dos docentes efetivos nas escolas estaduais. O plano contempla ainda o maior concurso do magistério paulista, que em novembro seleciona 59 mil novos professores.

Com o acúmulo, a carga horária dos docentes poderá ser ampliada em até 65 horas semanais. Com isso, um professor com jornada de 40 horas semanais, por exemplo, poderá acumular até 25 horas extras, o que representa um ganho financeiro de cerca de R$ 1.400 ao mês, além do salário-base somado às gratificações que variam de acordo com cada servidor. Além disso, a medida permitirá, por exemplo, que o professor efetivo substitua outro professor, afastado por licença médica por exemplo, em horário distinto de sua jornada e na mesma escola em que atua.

“Além dos nossos professores poderem agora atribuir mais aulas, o que também possibilita ganho salarial, é uma novidade importante para os nossos alunos, que poderão contar com um professor substituto da mesma escola”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

As inscrições prévias para atribuição de aulas auxiliam na organização da rede.  Com o processo, os gestores das unidades conhecem previamente a jornada dos professores que atuam em cada escola, o que facilita a distribuição das classes. Os docentes efetivos e estáveis que atuam na rede estadual devem fazer o cadastro pela internet até às 18h do próximo domingo – mais informações no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

Aqueles que desejam se candidatar à contratação temporária devem confirmar sua inscrição online, como efetivo, e duplicar a inscrição para o acúmulo. Esses profissionais deverão realizar o Processo Seletivo Simplificado, com prova prevista para outubro.