• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/08/2019
CEL

Inscrições abertas para cursos gratuitos de sete idiomas no Centro de Estudos de Línguas

Unidades ainda recebem matrículas para vagas remanescentes com início no segundo semestre

Ainda estão abertas, sem previsão de fechamento, as inscrições direcionadas para estudantes da rede estadual de São Paulo que queiram cursar alguns dos cursos de idiomas gratuitos no Centro de Estudos de Línguas (CEL).

São ofertadas sete opções de idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim. A oferta dos idiomas varia de acordo com a demanda e disposição de um professor habilitado para ministrar as aulas. É necessário verificar qual idioma está disponível em uma das 200 unidades de CELs no estado.

As aulas começaram no dia 31 de julho, mas é possível começar as aulas nas primeiras semanas, sem tanto prejuízo no conteúdo. No primeiro semestre havia mais de 60 mil alunos matriculados em 3,8 mil classes.

As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o inglês que é anual. Para fazer as aulas de inglês e mandarim, é necessário estar cursando o Ensino Médio. Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matricula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sobre o CEL

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.