• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/08/2019
Boas Práticas

Inscrições abertas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

Prazo para envio vai até dia 30 de outubro, podem participar estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Estudantes do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico da rede estadual podem participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. As inscrições para a 18º edição da mostra de projetos vai até o dia 30 de outubro e pode ser feita pelo site abaixo.

Faça sua inscrição aqui

Maior evento do gênero no país, a FEBRACE tem como objetivo despertar o interesse pelas disciplinas científicas e de engenharia em jovens que ainda não chegaram à universidade, por meio do desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, realizados pelos próprios jovens.

Os estudantes podem realizar projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias. 

Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da USP e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março de 2020, na Universidade de São Paulo. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de mais de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio da Society for Science, que oferece credencial para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2020 acontecerá no mês de maio, em Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos.