• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/02/2020
Cursos para professores

Inscrições abertas para novo programa de intercâmbio para professores

Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa da Fulbright DAI aceita inscrições até 21/02

O Departamento de Estado dos Estados Unidos está com inscrições abertas para bolsas do Fulbright DAI – Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa. A iniciativa é voltada a professores efetivos de Língua Inglesa da rede pública estadual, proficientes na língua, com licenciatura em Língua Inglesa concluída após 31/12/2008.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de fevereiro e podem ser feitas pelo Application Form, no link a seguir. Os interessados deverão ler com atenção o Regulamento, para o envio de toda a documentação necessária para o e-mail: mdegan@professor.educacao.sp.gov.br, aos cuidados de Maria Fernanda Degan Bocafoli, até o dia 21/02.

Ainda como pré-requisito, é necessário que o candidato tenha terminado o estágio probatório e possua no mínimo cinco anos de prática atuando como docente de Inglês, com no mínimo 50% do tempo da carga de trabalho em sala de aula, lecionando no Ensino Médio Regular.

O objetivo do programa é fortalecer a excelência no ensino de Inglês, oferecendo aos intercambistas conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso de tecnologias em educação. Além de desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos países participantes.

O processo de seleção consiste em três fases. A primeira será conduzida pela EFAPE e consiste na apresentação de uma proposta de projeto que tenha como propósito a mudança significativa na realidade educacional da comunidade onde atua ­– é importante que seja viável, pois será aplicado na volta ao Brasil. Os aprovados passarão para seleção nacional; e na sequência, internacional. Serão levadas em consideração experiências educacional, acadêmica e profissional, além da pertinência e do impacto do projeto.

O intercâmbio acontecerá entre janeiro e maio de 2021, em uma universidade no país norte-americano, incluindo também um estágio supervisionado em escola de Ensino Médio. Todas as despesas serão cobertas pelo Buerau of Educational and Cultural Affairs, como passagens de ida e volta, moradia, ajuda de custo para alimentação e visto americano.

 

O resultado da primeira etapa será divulgado via e-mail aos professores inscritos, no dia 28/02.