terça-feira, 20/08/2019
Concursos

Inscrições abertas para o concurso “Ciência para Todos”

Grupos de até cinco estudantes devem gravar vídeo propondo soluções para problemas da comunidade que vivem

Estudantes do Ensino Médio da rede pública de São Paulo têm até o dia 20 de setembro para enviar trabalhos para o concurso Ciência para Todos, uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria da Educação de São Paulo.

A inscrição pode ser feita aqui

Para participar, os estudantes devem fazer um vídeo de até sete minutos apresentando um problema do local em que vivem e explicando qual seria o passo a passo de uma possível solução para a questão. Os grupos podem ser formados por até cinco estudantes, sendo obrigatória a presença de um professor/tutor.

“Esse é um projeto no qual estamos nos dedicando há muito tempo e esse lançamento concretiza esse objetivo maior que é apresentar a ciência aos jovens. A parceria da Secretaria da Educação nos honra demais, e a abertura com a qual fomos recebidos certamente aproximou estudantes e escolas, porque tudo é pensado diretamente para eles”, explica João Alegria, gerente geral do Canal Futura

Os trabalhos devem contemplar o tema ‘Natureza e Sociedade’, que incluem questões como o meio ambiente e fenômenos naturais, assim como a relação das pessoas com o meio em que vivem (urbano ou rural) e a relação entre indivíduos. As cinco melhores produções serão exibidas no canal Futura e os ganhadores vão visitar Centros de Pesquisa indicados pela FAPESP, onde apresentarão seus trabalhos para cientistas e pesquisadores.

O concurso faz parte do programa Ciência para Todos, uma série no Canal Futura sobre o papel da ciência na sociedade. A estreia é no dia 19 de agosto, às 20h. “A série tem 52 episódios e mostra a importância da pesquisa científica e sua importância no cotidiano, como ótica, clima, materiais de construção e outros”, explica Nivaldo Vicente, dirigente regional da Campinas-Leste.