• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 02/03/2020
Concursos

Inscrições abertas para o Concurso de Redação Cartas para Jovens

Iniciativa tem como objetivo relembrar e manter a tradição da escrita e envio de cartas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens. A iniciativa acontece todo ano e é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de melhorar a alfabetização através da arte epistolar.

Confira mais informações aqui

Podem participar estudantes de até 15 anos de idade, da rede estadual e pública, previamente selecionados nas etapas nacionais. As escolas precisam selecionar, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las no concurso.

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional.

A ideia do concurso é incentivar a  expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. E vem dando certo: o Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.