• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/03/2021
Notícia

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Neurociências

Podem participar alunos, entre 14 e 19 anos, matriculados no ensino médio; inscrições devem ser feitas até o dia 09 de abril de 2021 

Com o intuito de estimular o estudo científico do sistema nervoso nas escolas, o Hospital Israelita Albert Einstein promove anualmente um curso de Neurociências, e a Olimpíada de Neurociências de São Paulo (Brain Bee SP). Ambos os eventos são gratuitos, e destinados a alunos, entre 14 e 19 anos, e professores da rede pública e particular do ensino básico. As inscrições estão abertas até o dia 09 de abril de 2021, pelo site da organização 

Acesse aqui o Edital 

A iniciativa tem por objetivo motivar e despertar o desejo dos alunos a ingressarem em carreiras cientificas, para quem sabe, no futuro, possam ajudar a encontrar a cura para doenças como doença de Parkinson, doença de Alzheimer, esclerose múltipla e outros transtornos cerebrais. 

Serão aceitas inscrições de alunos e professores de escolas públicas e privadas, acompanhados do professor (é permitido mais de um aluno por professor). Poderão participar alunos que tenham o mínimo de 14 (quatorze) anos e o máximo 19 (dezenove) anos de idade e que estejam matriculados no ensino médio em andamento e nunca tenham obtido matrícula em Instituição de Ensino Superior. 

A Olímpiada consta de três fases, uma local, uma nacional e uma internacional, com competidores dos seis continentes. Para a competição mundial, um representante de cada país é selecionado a partir de seleções nacionais que agregam os candidatos indicados pelos comitês locais de cada cidade. O vencedor da competição nacional é convidado a participar da competição internacional (International Brain Bee). 

 

Como participar 

Todo processo será feito via plataforma da Olimpíada Brasileira de Neurociências, que reúne todos os comitês. Siga o passo a passo para se inscrever: 

  • selecione “Comite São Paulo”; 
  • clique em “Inscrição para Olimpíada Neurociências 2021” e responda as perguntas; 
  • pronto: assim você terá acesso ao conteúdo e informações da Olimpíada de 2021.
     

Os professores devem seguir o mesmo passo a passo. No cadastro, selecione “aluno”, pois não há opção “professor”. Na sequência, em “Eventos 2021”, clique em “Professor: Inscrição para Olimpíada Neurociências 2021”. Responda as perguntas e você terá também acesso ao conteúdo. 

Sobre a Olímpiada   

A Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) é uma iniciativa nacional para a realização de olimpíadas de neurociências em diferentes estados brasileiros. A OBN é uma competição sem fins lucrativos de neurociências para estudantes do ensino básico, que visa incentivar a busca pelo conhecimento sobre o sistema nervoso e estimular o interesse de estudantes do ensino básico pela pesquisa acadêmico-científica nas diferentes áreas das neurociências.  

 A competição teve seu inicio em 1998 por iniciativa do Dr. Norbert Myslinski (Universidade de Maryland, EUA), sob a rubrica de Brain Bee Competition. Iniciada nos EUA, essa iniciativa se expandiu para vários países. 

 Atualmente, existem cerca de 160 coordenadores de Olimpíadas de Neurociências distribuídos em comitês locais por todo o mundo, inclusive em hospitais como Children’s hospital of the Johns Hopkins Medicine (USA), Burke Rehabilitation Hospital (USA), Rhode Island Hospital (USA), Montreal Neurological Institute and Hospital (Canada), Hotchkiss Brain Institute (Canada), Heidelberg University Hospital (Alemanha), e outros.  

Serviço

Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) 

Acesse o site e clique em INSCRIÇÕES 

Para esclarecimento de dúvidas acesse os canais de comunicação com os candidatos no portal do aluno e no site do Brain Bee.  

Acesse aqui o Edital da Olimpíada de Neurociências 2021 – Comitê São Paulo. 

Dúvidas: brainbee@einstein.br 

Anote as datas:
10 de ABRIL de 2021: 1ª. FASE – VIRTUAL (CLASSIFICATÓRIA)
21 de ABRIL de 2021: 2ª. FASE – VIRTUAL Todo processo será feito via plataforma da Olimpíada Brasileira de Neurociências.