Alunos e professores da rede estadual de ensino já podem se organizar para participar dos Desafios Matemáticos 2018. O objetivo da ação é estimular o desenvolvimento da competência do raciocínio logico matemático dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Para participar das atividades, a escola deverá informar seu interesse preenchendo o formulário de inscrição, disponibilizado no Anexo I do regulamento. Clique aqui.
Nesta segunda edição, as escolas deverão seguir alguns critérios para a fase de criação, como originalidade, replicabilidade e relevância de aprendizagem, ou seja, os desafios precisam ser inovadores, criativos, e que possam ser utilizados em outras séries e disciplinas.
“Nós queremos que os Desafios Matemáticos sejam uma ação da matemática no sentido de resolução de problemas”, explica Vanderley Aparecido Cornatione, integrante da Equipe Curricular de Matemática.
Para a criação do desafio, basta estimular a criatividade. “O desafio é toda e qualquer situação que envolve matemática, toda situação desafiadora.Não precisa ser um desafio inédito. Se ele já foi publicado, é importante citar a fonte ou colocar adaptado pela equipe”, explica Otávio Yoshio Yamanaka, da equipe curricular de Matemática.
Outra novidade é que serão selecionados 30 desafios matemáticos destaques, sendo 10 para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, 10 para os 8º e 9º anos e 10 do Ensino Médio.
Os participantes terão que passar por três etapas: fase escola, fase diretoria de ensino e fase estadual. Em setembro, serão publicados os 30 desafios.
Para Rosangela Valim, coordenadora da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica), o projeto é uma oportunidade para estimular o gosto dos alunos pela disciplina. “Se envolvermos todos nesses desafios, a Matemática ficará mais atrativa e com isso os nossos resultados educacionais ficarão cada vez melhores. Já tivemos avanço e sempre estamos crescendo”, disse.
Desafios Matemáticos 2017
Na 1ª edição, participaram 85 Diretorias de Ensino, 997 escolas, mais de 120 mil alunos do Anos dos Anos Finais e mais de 100 mil alunos do Ensino Médio. E foram selecionados 15 desafios destaques, sendo sete do Ensino Fundamental e oito do Ensino Médio.
Confira uma das escolas destaque desta edição. Os alunos da unidade de ensino Professor Tacito Zanchetta criaram um projeto de ponte usando a Matemática que facilitará a vida da comunidade.
Clique aqui e inspire-se.
“Para mim foi gratificante saber que o nosso trabalho foi para frente”, professor Alexandre Ribas Silva da unidade de ensino.