quinta-feira, 07/11/2019
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Inscrições abertas para Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2020

A iniciativa é voltada para educadores do ensino fundamental e médio

Vai até o dia 02 de dezembro as inscrições para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2020. A iniciativa é voltada para educadores do ensino fundamental e médio que entendem a escola como um espaço importante para consolidação do conceito de cidadania e desejam trabalhar temas ligados à democracia e formação política em suas práticas pedagógicas.

Faça sua inscrição aqui

A cada ano, 16 professores de cada estado e do Distrito Federal são sorteados para participar, durante oito semanas, de um curso a distância sobre o tema Educação para a Democracia e o Parlamento. Entre esses 432 educadores, são selecionados os dois de cada UF com os melhores desempenhos no curso (54 no total) para participação no módulo presencial do programa, em Brasília, com duração de 40 horas.

Os participantes selecionados passam uma semana na Câmara dos Deputados, conhecendo de perto o trabalho do Poder Legislativo e aprendendo sobre temas ligados à política e cidadania. São aulas, oficinas, visitas, rodas de conversa, simulações e, acima de tudo, muita reflexão e troca de experiências. Ao retornarem às suas escolas, os educadores desenvolvem ações pedagógicas específicas no módulo de aplicação a distância, com duração de 50 horas e tutoria da equipe da Câmara.

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é guiado pelas seguintes diretrizes didático-pedagógicas: a) participação ativa do educador; b) formação de multiplicadores; c) integração entre teoria e prática; d) reconhecimento da diversidade de contextos; e) criatividade e inovação. Aqueles que concluírem as três etapas do programa ganharão certificado com carga horária de 130 horas de duração.

Os educadores que concluírem com êxito a primeira etapa (a distância) ganharão certificado com carga horária de 40 horas. O curso começa no dia 10 de fevereiro de 2020.