• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 04/02/2020
Destaque

Inscrições abertas para turmas do Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Inscrições podem ser feitas em qualquer escola da rede estadual de São Paulo

Jovens adultos e adultos que queiram voltar para a sala de aula podem se inscrever para terminas os estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sem prazo definido, as inscrições podem ser feitas em qualquer unidade da rede estadual, ainda que não necessariamente as aulas ocorrem na unidade de cadastro.

Para realizar a inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade (certidão de nascimento e RG), comprovante de residência e, se houver, o histórico escolar.  No caso de alunos com menos de 18 anos, o cadastro deve ser feito por pais ou responsáveis.

Atualmente, são oferecidos dois modelos de cursos de EJA na rede estadual de ensino que atendem aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio: o curso de presença obrigatória e o curso de presença flexível. A escolha da modalidade, como presencial, flexível ou à distância, deve ser feita no ato da matrícula

Cada início de semestre representa uma nova entrada de pessoas interessadas em completar os estudos no EJA. “É muito importante perceber o quanto é significativo esse momento inicial para cada um deles. A decisão de retomar os estudos representa uma mudança em seu projeto de vida”, pontua a coordenadora da EFAPE, Cristina Mabelini. A escola de formação será parceira da Secretaria na divulgação da Busca Ativa para todos os interessados.

Os cursos da EJA recebem pessoas com características diversificadas, com histórias e experiências de vida singulares. Para a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do CEEJA de Carapicuíba, o EJA cumpre mais do que o papel de completar o estudo, mas reforça a independência e cidadania de cada indivíduo. “Ajudar essas pessoas a resgatarem sua autoestima e buscarem novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, afirma.