• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/03/2015
Pais e Alunos

11ª Olimpíada de Matemática segue com inscrições abertas para alunos da rede

Interessados têm até o dia 31 de março para finalizar a inscrição no site da OBMEP

As inscrições para a 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas seguem abertas para os alunos da rede estadual. As escolas estaduais paulistas interessadas em participar da competição têm até o dia 31 de março para finalizar a inscrição no site da OBMEP. Podem participar do torneio alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Olimpíada, que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, além de revelar novos talentos na área, é dividida em duas fases. A primeira fase acontecerá em 2 de junho e será composta por uma prova objetiva de 20 questões. Já no dia 12 de setembro, será aplicada uma prova discursiva contendo seis questões. A lista dos participantes premiados será divulgada no dia 27 de novembro. Confira o calendário aqui.

Na competição, os estudantes serão divididos em três níveis sendo o primeiro para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o segundo para jovens de 8º e 9º anos da mesma etapa e o terceiro para quem estiver cursando qualquer série do Ensino Médio. Os alunos premiados são contemplados com um curso de iniciação científica pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Em 2014, mais de 3,5 milhões de alunos das escolas estaduais paulistas participaram da competição. Foram 50 medalhas de ouro, 198 de prata e 549 de bronze, além de 10 mil menções honrosas. “A Olimpíada de Matemática estimula uma aprendizagem da disciplina de forma mais significativa e contextualizada, com uma linguagem mais próxima dos significados. Mais do que uma aplicação de fórmula, é a compreensão do conteúdo da matemática”, destaca João dos Santos Vitalino, especialista da equipe curricular de matemática da Secretaria da Educação.

A competição entre os estudantes é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).