quinta-feira, 25/08/2011
Últimas Notícias

Inscrições para a IV Jornada da Matemática terminam nesta sexta-feira

Concurso promovido pela Secretaria da Educação é voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior. O cadastramento pode ser feito nas Diretorias de Ensino Vencedores ganharão computadores e acervo de livros Termina nesta sexta-feira (26/08) o prazo de inscrições para as escolas estaduais interessadas […]

Concurso promovido pela Secretaria da Educação é voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas estaduais da capital, Grande São Paulo e interior. O cadastramento pode ser feito nas Diretorias de Ensino
Vencedores ganharão computadores e acervo de livros

Termina nesta sexta-feira (26/08) o prazo de inscrições para as escolas estaduais interessadas em participar da IV Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria de Estado da Educação e voltado a alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental da capital, Grande São Paulo e interior. As unidades devem fazer o cadastro na respectiva Diretoria de Ensino. A ficha de adesão e as instruções estão disponíveis no site www.crmariocovas.sp.gov.br.
O objetivo da competição é desenvolver o conhecimento e raciocínio dos estudantes, que terão de usar criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano.
Cada escola inscrita deverá selecionar uma equipe composta por sete alunos da mesma classe (sendo dois suplentes), escolhidos por meio de atividades matemáticas desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série, conforme regulamento do concurso. As escolas terão até 30 de setembro para enviar a ficha de sua equipe à respectiva Diretoria de Ensino.
Na primeira fase, as equipes selecionadas pelas escolas de uma mesma região irão concorrer entre si para definir a representante da Diretoria de Ensino. As representantes das Diretorias disputarão a fase semifinal, que ocorrerá em seis polos definidos pela Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (COGSP) e 14 polos definidos pela Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI). Depois haverá uma fase final, dentre três polos definidos pela COGSP e três polos pela CEI, da qual sairão as equipes que participarão da final estadual, em dezembro.
Cada um dos sete integrantes e o professor-orientador da equipe vencedora receberá um computador portátil e um acervo de livros. Os professores-coordenadores de matemática e do Ciclo I do Ensino Fundamental da equipe também serão premiados com uma máquina fotográfica digital e um acervo de livros e a escola com material de recreação para uso dos alunos. Os estudantes das demais equipes finalistas receberão uma máquina fotográfica digital cada um.
Aluna da 5ª série da Escola Estadual Dr. João Gabriel Ribeiro, localizada no município de São José do Rio Pardo, Ariele Cristina Della Torre Merki integrou a equipe campeã da III Jornada da Matemática realizada em 2010. Para ela, o concurso foi uma oportunidade de testar seus conhecimentos e acrescentou muito a seu aprendizado. “É um estímulo para estudarmos mais e criar gosto pela matemática”, afirma a estudante. Professor-coordenador do Ciclo I do Ensino Fundamental na unidade, Antônio Carlos Dornellas comenta que o concurso tem um efeito positivo em sala de aula, contribuindo para o empenho dos alunos na disciplina. “Os estudantes da equipe vencedora se sentiram valorizados, o que acaba sendo um incentivo para os demais.”