sexta-feira, 13/12/2013
Releases

Inscrições para alunos da rede estadual cursarem até sete idiomas diferentes terminam hoje

Secretaria da Educação oferece aulas de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim em 224 Centros de Línguas (CELs) no Estado Os estudantes da rede estadual de ensino têm […]

Os estudantes da rede estadual de ensino têm até hoje (13/12) para garantir a matrícula nos cursos de idiomas oferecidos pela Secretaria da Educação nos 224 Centros de Estudos de Línguas (CELs) do Estado. São sete idiomas possíveis, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês ou mandarim, de acordo com cada CEL, e as aulas são gratuitas.

Para frequentar um dos cursos de idioma, os estudantes devem procurar o CEL mais próximo, verificar a grade disponível e fazer o cadastro para o próximo ano letivo.

Serviço: Localize aqui o CEL mais próximo na sua região

Para que os CELs organizem a demanda, a orientação é que as inscrições sejam feitas até esta sexta-feira, dia 13. Cada centro é responsável por organizar as turmas. Os cursos são oferecidos antes ou depois das aulas regulares e fazem parte das ações da Secretaria para ampliar a permanência dos estudantes nas escolas.

Podem se inscrever para o próximo ano alunos da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

Além de uma nova língua, os CELs proporcionam ao estudante da rede um diferencial para inserção no mercado de trabalho e acesso a outras culturas. Os cursos são ministrados por professores diplomados. Após o término dos módulos semestrais ou anuais – a duração é de acordo com o idioma –  o participante recebe o certificado de conclusão.  No semestre passado, a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos centros. São 58 unidades na capital e Região Metropolitana e 166 no interior.

“Oferecer um novo idioma aos nossos alunos é mais uma das ações focadas na formação integral do jovem, que prioriza o projeto de vida de cada um”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Os alunos dos CELs do Estado já estão criando asas. Até janeiro, a Secretaria vai levar um total de 356 estudantes dos centros para cursos intensivos de 20 dias na Inglaterra, França e Argentina. Este mês, 228 destes jovens já estão no Exterior. A Secretaria oferece todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão do passaporte e visto, até transporte, alimentação, estadia e jaqueta térmica. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio farão passeios culturais, tudo sem custo.