• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/04/2010
Últimas Notícias

Inscrições para curso especial de matemática vão até dia 16

Destinado aos docentes que lecionam a disciplina na rede estadual, o curso foi estruturado a partir do levantamento das principais dificuldades apontadas pelos professores em pesquisa realizada no ano passado, […]

Destinado aos docentes que lecionam a disciplina na rede estadual, o curso foi estruturado a partir do levantamento das principais dificuldades apontadas pelos professores em pesquisa realizada no ano passado, assim como nos resultados observados no Saresp 2009, na prova dos temporários e no exame de promoção

 Termina no próximo dia 16 de abril o prazo para inscrições no curso especial de matemática oferecido pela Secretaria de Estado da Educação aos professores que lecionam a disciplina na rede estadual. O curso foi estruturado a partir do levantamento das principais dificuldades apontadas pelos professores em pesquisa realizada no ano passado, assim como nos resultados observados no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2009, na prova dos temporários e no exame de promoção. As inscrições podem ser feitas nas diretorias de ensino onde atuam os professores.

“Esse curso representará um grande avanço na qualidade do ensino. Servirá, inclusive, como preparação para os docentes que não conseguiram aprovação no exame dos temporários e terão de fazer a avaliação novamente no final do ano”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

O curso compreenderá um total de 240 horas, divididos em quatro módulos de 60 horas, sendo cada um com 24 horas presenciais, 16 horas de videoconferências e 20 horas de estudos com apoio web incluindo avaliação. A grade do curso abrangerá trigonometria, geometria, fração, função, números complexos, equações de 3º e 4º graus, probabilidade e análise combinatória. A bibliografia será a mesma utilizada nos exames realizados pela Secretaria (concurso para efetivos, prova dos temporários e exame para promoção).

Professor de matemática na Escola Estadual Profº Astrogildo Arruda, localizada em São Miguel (zona leste da capital), Gutemberg Martins de Sales já fez sua inscrição para o curso, que considera importante para sua formação. “Vai nos proporcionar uma revisão geral do curso de matemática, para que possamos aperfeiçoar a didática em sala aula. É uma ferramenta de apoio que tem reflexo direto na qualidade do ensino”, comenta ele, que leciona na rede estadual há 10 anos. “Acho que todo curso de capacitação é bem-vindo, pois traz informações que são essenciais para nossa atualização”, complementa.

Os docentes poderão fazer o curso em horário de contraturno ou aos sábados. Ao final, os participantes passarão por uma avaliação e os aprovados receberão um certificado de conclusão, que será contabilizado para a evolução funcional do docente. As aulas vão acontecer nas diretorias de ensino depois de abril, à medida que as turmas forem formadas. A participação não é obrigatória.

“Embora a participação não seja compulsória, acredito que tenhamos uma grande procura pelo curso porque é uma chance de aperfeiçoamento”, acrescenta o secretário Paulo Renato.

No dia 16 de março, uma equipe da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria promoveu a primeira etapa do curso, ministrado por especialistas da USP, para professores-coordenadores das oficinas pedagógicas das diretorias de ensino, que atuarão como mediadores, sendo responsáveis por retransmitir o conteúdo aos professores de matemática do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio.