quarta-feira, 22/01/2020
CEL

Inscrições para cursos de línguas em escola na região de Barretos

Unidades ainda recebem matrículas para início das aulas em fevereiro

Alunos da rede que estudam nas escolas da região de Barretos ainda podem se inscrever para os cursos de idiomas gratuitos nas unidades do Centro de Estudos de Línguas (CEL) dos municípios de Barretos, Guaíra e Olímpia. Na região é possível estudar espanhol, inglês, japonês, francês e italiano, porém a oferta dos idiomas varia de acordo com a demanda e disponibilidade de um professor habilitado para ministrar as aulas.

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

As atividades serão iniciadas com as aulas regulares no dia 3 de fevereiro, que também será o prazo máximo para os alunos efetuarem a matrícula. As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual.

“Em três anos de curso, por exemplo, o aluno sai capacitado. Sai fluente em falar, escrever e ler. Então para isso trabalhamos com textos de interpretação em que eles conseguem colher informações do texto e compreender”, explica a professora de Japonês do CEL, Edna Tanaka.

Para Nathan Ventura, professor de Espanhol do CEL, “o Centro de Estudo de Línguas pode mudar a vida profissional de um aluno, mas a pessoal também. Possibilita maior entendimento de identidade cultural, de respeito… tudo isso muda em nós, é um crescimento. O Centro de Língua faz a diferença na formação do aluno”, finaliza.

Os cursos são ofertados em módulos semestrais, exceto o de inglês, oferecido anualmente. Para fazer as aulas de inglês é necessário estar cursando o ensino médio. Para os demais idiomas, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do ensino fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matrícula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Veja a lista de unidades

MUNICÍPIO

CEL