• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/10/2014
Ensino Integral

Abertas inscrições para interessados em atuar no Programa Ensino Integral dos Anos Iniciais

Educação levará modelo de tempo integral inédito para 17 escolas do 1º ao 5º ano do Fundamental

Começam nessa sexta-feira (24) as inscrições para professores interessados em atuar no novo modelo do Programa Ensino Integral, que será oferecido, a partir de 2015, em 17 unidades que atendem alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). O cadastro, que deve ser feito pela internet, segue até dia 2 de novembro.

– Clique aqui e inscreva-se

Para efetuar a inscrição, o docente deve cadastrar seu currículo no sistema de credenciamento do programa. Caso ainda não tenha cadastro no sistema, o professor deverá criar um login e senha. Após essa etapa, o educador poderá acessar as informações específicas do novo modelo do Programa Ensino Integral dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O processo será composto por duas fases. Na primeira, pela internet, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais. A segunda etapa será composta por entrevistas com os profissionais, que estão previstas para os dias 5 a 21 de novembro. A classificação dos educadores deverá ser divulgada em novembro. Após a divulgação, serão definidas as escolas onde os docentes selecionados irão atuar.

No novo modelo do Programa Ensino Integral, os professores atuam no regime de dedicação exclusiva e terão direito à gratificação de até 75% em seus vencimentos.

Modelo inédito

No próximo ano letivo, a Educação vai levar um modelo de ensino integral inédito no País para 17 escolas da rede estadual que atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As unidades se somam às 437 em funcionamento e oferecem jornada estendida de até nove horas e meia a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente, mais de 112 mil estudantes são atendidos na capital e interior paulista.

A nova proposta pedagógica, elaborada pela Coordenadoria da Gestão da Educação Básica (CGEB), tem como principal meta o aprendizado focado no estímulo e controle emocional. Além das aulas que fazem parte da base nacional comum, serão introduzidas disciplinas como Linguagens Artísticas, Práticas Laboratoriais, Cultura do Movimento e Língua Estrangeira Moderna (inglês). O objetivo é dar início ao conceito de protagonismo juvenil. Nesta primeira fase, sete municípios receberão o modelo.

Para atender a faixa etária entre 6 e 11 anos, os espaços físicos das escolas também serão remodelados. O objetivo é que salas de aula, refeitório, brinquedoteca e parque sejam também ambientes de conhecimento. Outro ponto de destaque é a participação efetiva dos pais nas decisões da escola. Eles farão parte de uma assembléia com encontros semanais.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a jornada diária será de oito horas e meia e os professores cumprirão o regime de dedicação exclusiva e terão direito à gratificação de até 75%. A previsão é que o número de educadores em cada unidade aumente 40% em relação a uma escola regular. Quanto aos alunos, a projeção de demanda é de 5 mil já no próximo ano.