terça-feira, 10/04/2012

Inscrições para estágio no Acessa Escola terminam sexta-feira

No Vale do Paraíba, 247 escolas oferecem vagas As vagas são para estudantes da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual interessados em atuar nas salas de […]

No Vale do Paraíba, 247 escolas oferecem vagas

As vagas são para estudantes da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual interessados em atuar nas salas de informática do programa

O Acessa Escola está com inscrições abertas para estudantes interessados em participar do processo seletivo de credenciamento para estágio nas salas de informática do programa, mantido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. As vagas são para alunos da 1ª ou 2ª série do Ensino Médio da rede estadual, que podem se inscrever até as 18h da próxima sexta-feira (13/04) no site da Fundap (http://estagios.fundap.sp.gov.br).

Participam deste processo seletivo 3.449 escolas de Ensino Médio, distribuídas em 91 diretorias regionais de ensino da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Na região do Vale do Paraíba, 247 escolas integram a ação. A relação das unidades está disponível no mesmo endereço eletrônico em que o cadastro deve ser feito. Podem se inscrever apenas alunos das instituições relacionadas.

O candidato deve possuir CPF próprio e ter 16 anos completos no momento da assinatura do termo de compromisso. A taxa de inscrição custa R$ 12 e só pode ser paga por meio de boleto bancário, disponível para impressão no site, junto ao protocolo de inscrição (a mesma só será confirmada após a quitação do boleto). Candidatos que comprovem insuficiência de recurso para o pagamento serão isentos da taxa.

O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Por isso, não há número definido de vagas. Os candidatos farão uma prova, de caráter classificatório, que avaliará seus conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. A avaliação deve ser realizada no dia 6 de maio.

O estágio

O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de seis a 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das diretorias de ensino. Eles são responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do programa, que permanecem abertas o dia todo nas escolas. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). Além de capacitação na área de informática, também é oferecido aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e vale-transporte.

Sobre o Acessa Escola

Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.

Em 2012, o programa chegou a mais de 3,4 mil escolas de todo o Estado, com um custo médio de implantação de R$ 36 mil por escola. Desde seu início, a ação já beneficiou mais de 1,3 milhão de usuários entre estudantes, docentes e servidores, contabilizando mais de 34,8 milhões de acessos à internet.

Número de escolas que participam do programa na região do Vale do Paraíba:

Diretoria de ensino Nº de escolas
Caraguatatuba 32
Guaratinguetá 57