• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/08/2020
Inova Educação

Inscrições para Hackathon e Mostra Robótica foram prorrogadas

Estudantes terão até o dia 8 de setembro para submeter os seus trabalhos

Estudantes que desejam participar da Hackathon e Mostra Robótica Interativa de Robótica e Computação Criativa do Movimento Inova tem até o dia 8 de setembro para inscrever seus projetos. O Movimento Inova 2020 acontecerá online pelo Centro de Mídias SP nos dias 22 e 23 de outubro.
Hackathon;

O Hackathon reúne 10 grupos de estudantes que tenham criado soluções tecnológicas para os problemas e desafios da rede estadual de ensino. Ao final da imersão de 2 (dois) dias, o grupo que chegar ao melhor resultado será premiado.

Poderão participar estudantes do ensino médio das escolas estaduais de São Paulo, com idade igual ou superior a 15 anos, com equipe composta por até quatro alunos, não sendo aceitas equipes com número inferior.

Os grupos participantes deverão apresentar soluções tecnológicas em diversos formatos, como aplicativos, sistemas, processos ou serviços que sejam otimizados por meio de uma ferramenta tecnológica.

Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa

Na Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa, a Secretaria da Educação do Estado pretende mapear boas práticas de robótica e de computação criativa nas unidades escolares da rede estadual, proporcionar um ambiente para a troca de experiência, fomentando a robótica e a computação criativa nas unidades escolares, bem como replicar boas práticas.

Poderão se inscrever grupos de, no máximo, dois estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio da rede estadual, sem qualquer restrição de localidade.

Exigências para inscrição

• Os participantes deverão apresentar projetos de robótica e computação criativa que tenham sido desenvolvidos dentro das unidades escolares em qualquer área do conhecimento, grupos de estudos, grêmio estudantil, entre outros;
• Serão priorizados projetos que busquem resolver problemas relacionados à comunidade escolar, ou problemas sociais de maneira geral, e que trabalhem essas temáticas de maneira interdisciplinar;
• Serão vetados projetos que já estiverem inscritos na Feira de Ciências das escolas estaduais de São Paulo e que contenham conteúdo/menção implícita ou explícita de cunho racista, homofóbico, que propaguem a intolerância religiosa, que estejam relacionados a ideologias partidárias ou que possuam conteúdo ofensivo.
• Casos omissos serão julgados pela Comissão Avaliadora.

Sobre o Movimento Inova

O Movimento Inova tem o objetivo de valorizar práticas docentes e dos estudantes no que se refere à utilização de novas tecnologias educacionais, assim como conectá-los com os demais membros da rede às soluções tecnológicas e ao ecossistema de inovação de São Paulo.

A primeira edição do evento, em 2019, contou com oficinas, palestras, espaços abertos de criação, hackathon e mostra interativa de ciências e de computação criativa/robótica, com a participação de cerca de 4 mil pessoas, na Escola de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo – EFAPE. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novas experiências em educação desenvolvidas em todas as regiões do Estado de São Paulo.