• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/03/2021
Notícia

Inscrições para a Mostra Científica do Butantan

Os projetos devem ser desenvolvidos por grupos de até quatro estudantes, com a participação de um professor

Os estudantes da rede estadual de ensino podem se inscrever até 25 de maio para participar da Mostra Científica online, da Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB). A iniciativa será realizada virtualmente, pela primeira vez, para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.

Alunos e alunas interessados devem apresentar soluções observando o tema da jornada de conhecimento: “Desafios da Saúde Pública no século XXI: Aspectos Biotecnológicos e Socioambientais no Enfrentamento de Doenças”.

Serão selecionados 55 trabalhos de estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Os projetos podem ser apresentados em três trilhas de aprendizagem: montagem de objetos sobre o tema estudado; material informativo acadêmico com apresentação de alertas e/ou denúncias; e propostas de investigação sobre o tema, pautados em perguntas de pesquisa ou problemas.

Os projetos poderão ser desenvolvidos por grupos de até quatro estudantes e deverão contar com a participação de um professor orientador, também podendo ter um coorientador. O professor orientador será responsável pela inscrição do projeto, assinalando número do RA dos alunos (as) e registros do(a) estudante. A Mostra recomenda que o e-mail usado para a inscrição seja do servidor Gmail.

A confirmação dos trabalhos selecionados será divulgada no dia 30 de maio, no site da Mostra Científica. Os projetos devem ser enviados para a organização nos formatos de banner, pôster, podcast ou vídeo gravação, entre os dias 02 e 15 de junho, e a apresentação online ocorre nos dias 23 e 24 de junho.

Todos os selecionados receberão certificado de participação na mostra. Além disso, serão oferecidas 5 vagas aos alunos e alunas do Ensino Médio, que apresentarem os 3 melhores trabalhos, para participar da Iniciação Científica Júnior do Instituo Butantan.

O Instituto Butantan, que celebra 120 anos, é uma referência mundial em estudos, pesquisas biomédicas, científicas e tecnológicas, produção de vacinas, soros e antígenos e ganhou destaque nos estudos e na produção da vacina para a COVID-19.

O edital completo está disponível no site.

Serviço:*

Inscrições: 15 de março a 25 de maio

Convocados: e-mail de aceite do trabalho será enviado até 30 de maio

Envio dos materiais para apresentação: 02 a 15 de junho

Divulgação dos trabalhos selecionados para premiação: 17 de junho

Apresentação dos trabalhos: 23 e 24 de junho

Divulgação dos premiados: 30 de junho

* cronograma sujeito a alteração