• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 10/03/2018
A2img/Daniel Guimarães
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Inscrições para o “Minha Escola é o Canal” vão até quarta (14)

Com o tema “Cidadania e Civismo”, a iniciativa visa debates entre integrantes das comunidades escolares

Os interessados em participar da 2ª edição do concurso de youtuber “Minha Escola é o Canal” têm até a próxima quarta-feira (14) para fazer a inscrição, basta clicar aqui. Em 2018, o tema será “Cidadania e Civismo”. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do concurso.

O concurso “Minha Escola é o Canal – Youtuber Escola SP” tem por finalidade aproximar alunos, famílias e professores para que debatam o tema em conceito de políticas públicas de educação. Nos vídeos, os participantes devem usar a linguagem mundial dos youtubers.

Os trabalhos serão avaliados por um júri técnico, composto por membros da Secretaria da Educação, que definirá os cinco finalistas. Estes finalistas serão divulgados no site oficial do “Minha escola é o canal”, onde serão submetidos à votação popular. A produção deve ter, no máximo, 1 minuto e as imagens devem ser captadas por celular ou câmera digital amadora. Posteriormente, o material finalizado deve ser postado no Youtube e o link enviado junto com a ficha de inscrição.

“O  ‘Minha Escola é o Canal – Escola de Youtuber/SP’  – Civismo e Cidadania vai ajudar crianças e jovens do Estado de São Paulo e entender e exercer a sua cidadania,  trazendo pontuais esclarecimentos aos alunos da Rede”, explica o secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.

Para o jornalista Walter Ciglioni, diretor geral do Programa Questão de Justiça, “a realização do projeto ‘Minha Escola é o Canal’ pode revolucionar as políticas públicas de educação e incentivar a interatividade dos alunos com a rede mundial de computadores como ferramenta de auxílio à educação e à comunicação em linguagem atual e direta”, acredita.

Os vídeos podem ser feitos sempre por um grupo de até cinco alunos mais um professor orientador. Mas, atenção, cada escola só poderá participar com um vídeo.

Os vencedores receberão um smartphone, mais a veiculação dos trabalhos na TV Aberta de São Paulo (canal 9 da Net e 186 da Vivo), no programa Questão de Justiça. Além disso, o advogado e jornalista JB Oliveira ministrará para cada escola vencedora o curso “Educação para a cidadania”, do Instituto JBOliveira de Educação e Capacitação Profissional.

Cronograma de ações

1º etapa – Inscrições: 7/3/18 a 14/3/18

2ª etapa – Avaliação do júri: 14/3/18 e 16/3/18

3º etapa – Votação online: 16/3/18 a 19/3/18

As orientações para a votação poderão ser conferidas no site www.minhaescolaeocanal.com.br.

4ª etapa – Premiação

A premiação ocorrerá em 23/3/18, às 14h30, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Praça da República, 53, 2º andar – Salão Nobre)

Sobre a votação

Após o encaminhamento do link para a página de inscrição, a equipe do Minha Escola É o Canal terá um dia para postar no Canal Oficial do Concurso no Youtube, e só depois de anexado ao canal oficial serão iniciadas as apurações  das visualizações.

Os vídeos que obtiverem o maior números de visualizações serão avaliados por uma equipe julgadora com critérios técnicos de conteúdo e qualidade, sempre respeitando o tempo de 1 minuto.