segunda-feira, 10/02/2020

Inscrições para o Novotec Expresso vão até dia 12

Para participar, é preciso ser aluno de qualquer uma das séries do ensino médio.

As inscrições para o Novotec Expresso, modalidade de cursos profissionalizantes do Novotec, estarão abertas até dia 12 de fevereiro. O prazo, que ia até esse domingo (09), foi prorrogado para que mais estudantes da rede pública possam realizar as inscrições no programa que tem cursos profissionalizantes para toda a rede.

Se inscreva por aqui

São cerca de 21 mil vagas em 31 cursos de qualificação profissional em diversos eixos que respondem a demanda dos jovens e do setor produtivo. A carga horária é de 200 horas/aula, oferecida no período de contraturno em 170 escolas estaduais de todo o estado, nas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza.

O Novotec é uma parceria entre a Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Centro Paula Souza que visa preparar o estudante para o mercado de trabalho. Em 2020, serão oferecidas mais de 100 mil vagas, em diferentes modalidades de ensino técnico e profissional.

Sobre o Novotec

O foco do Novotec é ampliar as possibilidades de atuação do jovem após a conclusão do Ensino Básico. Um dos intuitos é também reforçar o papel do estado dentro da economia brasileira. “Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Centro Paula Souza (CPS).

São quatro modalidades: Expresso, Virtual, Presencial e Móvel. “Queremos expandir possibilidades e mostrar que o Ensino técnico pode ser tão bom como a graduação. Nosso jovem quer estar no mercado de trabalho e a escola atua para facilitar essa missão”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha. Alguns exemplos de cursos são: Gestão de Pequenos Negócios, Excel Aplicado à Área Administrativa, Técnicas de Vendas, Marketing Digital e Introdução a Robótica – confira no site para ver todas as opções.

Todos eles têm um ponto em comum: valorizam a especialização dentro de uma área de conhecimento da sociedade. “Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reitera o secretário Rossieli Soares. O programa que oferece cursos de acordo com a demanda dos jovens e do mercado de trabalho, dando oportunidade de profissionalização mais rápida e mão de obra qualificada.

Em 2019 foram oferecidas 23 mil vagas, em cerca de 600 turmas, espalhadas por 44 municípios, com início previsto para agosto. A grade contará com 6 aulas por dia e possibilitará aos alunos um período para trabalhar ou estagiar. A matrícula será em fevereiro do ano que vem, e o início das aulas está previsto para março de 2020.